Connect with us

Guajará Mirim

Primeiro Batalhão da Polícia Militar de Rondônia, Batalhão Rondon, tem novo comandante

Published

on

Foi realizada na manhã de hoje, 30, a passagem de Comando do 1º Batalhão da Polícia Militar, Batalhão Rondon, em Porto Velho. Assumiu o cargo o tenente-coronel PM Edvaldo de Araújo Elias, em substituição ao tenente-coronel PM Wilton Nascimento Amorim, designado para ser o Comandante Regional de Policiamento I, na capital. O comandante do 1º Batalhão, tenente-coronel PM Elias, ao ser nomeado para o cargo, estava dirigindo o Colégio Tiradentes da Polícia Militar – CTPM IV, sediado em Ji-Paraná.

O Batalhão Rondon tem como área de atuação, cerca de 40 bairros, agências bancárias, cerca de 70 escolas entre municipais e estaduais, escolas particulares, institutos de ensino, faculdades, órgãos públicos, unidades de saúde pública e 31 Clínicas Particulares, além de todo o complexo penitenciário, em Porto Velho. Os distritos de Calama e São Carlos e diversas localidades como papagaio, terra-caída, tira-fogo. O Batalhão Rondon mantém seu lema de destemido e pioneiro, buscando sempre novas formas de promover segurança pública de excelência em sua área de responsabilidade.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Regis Braguin, em seu pronunciamento, destacou as mudanças ocorridas nos últimos anos no 1º BPM e parabenizou a tropa pela dedicação e zelo das instalações do Batalhão. “É nítida a evolução dos últimos anos na estrutura física, percebemos o quanto é bem cuidado, e isso demonstra uma tropa alinhada com o comando e feliz em pertencer a unidade”, salientou.

Braguin ressaltou, também, o entusiasmo da tropa do 1º BPM em bem servir e proteger a sociedade, “mesmo diante das limitações impostas pela sociedade, e pela fragilidade das leis penais, que na sua maioria tem favorecido a criminalidade em detrimento dos policias, que são os verdadeiros guardiões da sociedade”.

Advertisement

O comandante-geral, Regis Braguin, parabenizou o tenente-coronel Amorim pelo tempo que esteve à frente do Batalhão. “Me sinto honrado pela sua indicação ao Comando Regional de Policiamento I, na capital, pois sei a sua competência para tal função. É um oficial que tem uma visão estratégica, que vibra com a tropa e sente o prazer em sair às ruas para cumprir as missões operacionais. Hoje você encerra um ciclo exitoso com resultados positivos a frente do batalhão, e desejo sucesso na nova missão”, disse Braguin.

Ao novo comandante do Batalhão, o coronel PM Braguin, deu as boas-vindas, lhe desejando sucesso na nova missão, “tive a oportunidade de trabalhar com Elias, e sei o quanto é humilde e leal a tropa. Tem um curriculum à altura desse Batalhão, e com certeza vem para somar e engradecer”, disse Braguin.

Em suas despedidas, o tenente-coronel PM Wilton Amorim, agradeceu ao apoio recebido do comandante-geral da PM, dos ex-comandantes do Batalhão, da tropa e especialmente da família: esposa e filhos. “A minha mãe e sobretudo ao meu pai., aquele que já não está entre nós, mas que ainda assim, continua a me conduzir pelo caminho em que devo andar e ainda grande, não me desvio dele. Sempre ouvi um “arrego” sei que pode ser melhor, então faça o melhor e isso nos motiva na busca por ser o melhor a cada dia”.

Advertisement

CURRÍCULO DO TENENTE-CORONEL PM ELIAS

Ao ser nomeado para o cargo de comandante do 1º Batalhão de Polícia Militar, Batalhão Rondon, o tenente-coronel PM Edvaldo de Araújo Elias estava dirigindo o colégio Tiradentes da Polícia Militar – CTPM IV, em Ji-Paraná.

Foi promovido ao posto atual em 25 de agosto de 2022.

Advertisement

Incorporou às fileiras do Exército em 02 de março de 2002, como soldado de infantaria nos 6.º BIS, sediado em Guajará-Mirim – Rondônia, onde saiu em 17 de junho de 2005.

Trabalhou como agente penitenciário na Secretaria de Administração Penitenciária – Seapen de 17/06/2005 à 30/11/2006. Ingressou como soldado na polícia militar em 1° de dezembro de 2006. Em 09 de dezembro de 2011, foi declarado aspirante-a-oficial do quadro de oficiais combatentes, após ter cursado o 1° Curso de Formação de Oficiais, em solo rondoniense. Concluiu o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais – CAO em 2020.

Já serviu nas seguintes unidades: 2° BPM, 4° BPM, 6° BPM, 10° BPM, 11° BPM e CTPM IV. Comandou o 3° Pelotão Especial de Fronteira, sediado em Alta Floresta d’Oeste.

Advertisement

Chefiou o Núcleo de Inteligência do 2° BPM em Ji-paraná. Desempenhou as funções de p1, p2, p3 e comandante da 2ª Companhia do 2° Batalhão de Polícia Militar em Ji-Paraná. Comandou a 3ª companhia PO, sediada em Ouro Preto d’Oeste. Foi subcomandante do 11° Batalhão, sediado em são Miguel do Guaporé.

Foi diretor-geral do colégio Tiradentes da Polícia Militar – CTPM IV

Cursos civis: bacharel em segurança pública pela Universidade Federal de Rondônia, bacharel em direito pela Universidade cidade de São Paulo, pós-graduado em ciências jurídicas pela Universidade Cruzeiro do Sul.

Advertisement

O tenente-coronel Elias foi condecorado com as seguintes medalhas: medalha Forte Príncipe da Beira, medalha Mérito Policial Militar, medalha Dedicação Policial Militar 10 anos, medalha Mérito Batalhão Tiradentes, medalha Mérito Batalhão capitão Rui Luiz Teixeira 4° BPM e medalha Mérito o Guardião da Zona da Mata 10° BPM.

É casado há 20  anos com a inspetora de Polícia Penal, Andréia Faya Siebert com quem tem três filhos: Matheus, Arthur e Ágatha.

 

Advertisement

Descerramento da fotografia do ex-comandante do 1º BPM

A galeria dos retratos/fotografias dos comandantes, chefes ou diretores foi instituída com a finalidade de preservar parte da história e das tradições militares.

Existe em todas as organizações militares que têm seus comandantes regularmente nomeados.

Advertisement

Além de perpetuar em uma justa homenagem à figura daqueles que tudo deram de si para bem cumprir a missão de comandar, serve também como fonte de inspiração para que o comandante do primeiro batalhão da polícia militar, saiba adotar a melhor solução para os problemas que, eventualmente, surgirem.

 

Texto: Lenilson Guedes e sargento PM Arian

Advertisement

Fotos: cabo PM Edixon e soldado PM Freitas

Advertisement
Continue lendo
Advertisement
CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guajará Mirim

GUAJARÁ EM FOCO pede a prefeitura atende bairro da cidade 

Published

on

É notório que a imprensa é um dos pilares da democracia. Ela funciona também, quando deseja, como porta-voz de uma comunidade

E foi assim que depois de cobranças do nosso modesto, mas imparcial, site Guajará em Foco, a Prefeitura Municipal de Guajará-Mirim atendeu, via Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SEMOSP), os reclames de moradores do local e mandou limpar o bairro Planalto.

Máquinas e operários efetuaram uma operação limpeza no setor e recolheram considerável quantidade de lixo e entulhos, proporcionando à comunidade melhores condições de trafegabilidade e um melhor padrão de higiene na área atendida.

Advertisement

Os moradores do bairro agradecem a atenção da prefeita em exercício Mary Granemann e espera que doravante a situação não volte novamente a ficar “longos três anos sem uma operação de limpeza”.

 

Fonte: Guajará em Foco

Advertisement
Continue lendo

Guajará Mirim

Pré-Candidato a prefeito visita nova comunidade indígena

Published

on

Na busca de consolidar seu nome rumo ao Palácio Pérola do Mamoré, conversar com a comunidade e ver in loco a necessidade da população, o pré-candidato a prefeito Fábio Garcia de Oliveira, o Netinho, esteve no domingo, 21, em visita à comunidade indígena da Linha 10, localizada na Estrada do Bom Sossego, área rural do municipio de Guajará-Mirim.

Netinho foi recepcionado pelos líderes da comunidade, Raimundo e José, e moradores do local.O pré-candidato a prefeito pelo Progressistas (11), abordou a importância da agricultura de subsistência da comunidade indígena, a necessidade de investimentos no setor, inclusive com financiamentos públicos e o emprego de técnicas para melhorar a qualidade do solo e, consequentemente, uma produção maior e de melhor qualidade.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Comissão Executiva Provisória do PP (11), de Guajará-Mirim.

Advertisement
Continue lendo

Guajará Mirim

GRANDE PARTE DA POPULAÇÃO DE GUAJARÁ-MIRIM SOFRE COM A FALTA DE ÁGUA TRATADA, HÁ MAIS DE 4 DIAS

Published

on

A população do município de Guajará-Mirim tem sofrido com a situação da falta de manutenção de ruas e avenidas do município. Agora surgiu um novo problema e que incomoda uma grande parte da população. Trata-se da falta de água potável nas torneiras de muitas residências.

Segundo as informações prestadas na manhã do dia 15/04, pela gerente da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (CAERD) no município Creuzalina Ângela Ribeiro, em entrevista concedida à Rádio Rondônia FM 89,9, o problema teria ocorrido pela falta de energia no sistema, visto que os serviços prestados pela empresa responsável não estariam atendendo às demandas da CAERD, no setor onde funciona a captação de água do rio Mamoré.

Creuzalina Ribeiro também informou que um equipamento com maior vazão foi trazido de Porto Velho e instalado na captação, visando melhorar o abastecimento na Estação de Tratamento de Água (ETA). Na avaliação da gerente da CAERD, o abastecimento nas residências estaria normalizado, caso não tivesse ocorrido outra interrupção por falta de energia, tanto na captação de água como também na ETA.

Advertisement

O problema tem gerado inúmeros transtornos para centenas de pessoas no município.Por outro lado, o que se observa em Guajará-Mirim é um provável descaso com os usuários da CAERD, pois, há muitos anos, não acontece nenhum investimento, por parte do governo estadual, no município de Guajará-Mirim. Houve expansão da rede, mas não houve investimento na parte estrutural da empresa na cidade.

Várias reclamações têm chegado diariamente ao site Guajará Notícias, e os consumidores informam que a água, quando chega às residências, não tem a força suficiente para garantir que a água suba à caixa de água.

Em alguns casos, é possível utilizar mangueiras, mas que não funcionam em determinada altura.Entre os conflitos sobre quem seria realmente o responsável para resolver os problemas constatados, a população é que tem sofrido as maiores consequências e não há uma previsão sobre quando a situação será resolvida definitivamente.

Advertisement

Fonte:Guajará Notícias

Continue lendo

EM ALTA