Connect with us

Policial

PMRO É DESTAQUE EM CONGRESSO AO APRESENTAR IMPLEMENTAÇÃO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICAL NO REGISTRO DE TCO

Published

on

No último encontro do Fórum Nacional de Termo Circunstanciado de Ocorrência 2024 – FONATCO, realizado recentemente, destacou-se a participação do tenente-coronel PM Rafael de Grácia Tossati e do tenente-coronel PM Douglas Marink de Miranda, representantes da Polícia Militar de Rondônia. O evento, que reúne anualmente especialistas e profissionais da segurança pública de todo o país, teve como um de seus principais objetivos a troca de conhecimentos e experiências sobre a lavratura de Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).

Os oficiais de Rondônia chegaram ao fórum com a missão de não apenas absorver boas práticas realizadas em outras corporações, mas também de apresentar os avanços e inovações implementados pela Polícia Militar de Rondônia nessa área. O evento ficou marcado pela aprovação de diversos enunciados, estabelecendo balizas para padronizar procedimentos e orientações acerca da condução de atendimentos de ocorrência e lavratura do TCO padronizando ações em benefício aos cidadãos nas 27 Unidades da Federação.

A experiência compartilhada no FONATCO 2024 serve como um modelo de inovação e eficiência que pode inspirar outras unidades da federação a seguir o mesmo caminho, em busca de uma segurança pública mais ágil, precisa e alinhada às necessidades da sociedade contemporânea. O investimento em tecnologia dentro do âmbito da segurança pública é parte das estratégias da gestão atual do comandante-geral da PMRO, coronel PM Regis Braguin seguindo a linha de política pública do governo do estado de Rondônia.

Um dos momentos marcantes do evento foi a apresentação realizada pelo tenente-coronel  Marink, que detalhou a experiência inovadora de Rondônia na adoção de Inteligência Artificial (IA) para a lavratura de Termos Circunstanciados. Essa tecnologia, segundo ele, trouxe uma série de vantagens significativas para o processo de lavratura a ser realizado pelo policial militar na ponta da linha:

 

Advertisement
  1. *Agilidade Procedimental*: A IA permite uma maior rapidez na elaboração e preenchimento dos TCOs, reduzindo o tempo de atendimento ao cidadão e aumentando a eficiência operacional dos policiais no patrulhamento ostensivo.
  2. *Padronização dos Procedimentos e relato qualificado*: Com o uso da IA, assegura-se uma maior uniformidade nos documentos produzidos, minimizando erros e discrepâncias que poderiam comprometer a qualidade e a legalidade dos procedimentos.
  3. *Capacitação Continuada*: A incorporação da IA no processo de lavratura dos TCOs possibilita um aprendizado contínuo por parte dos policiais, que podem se familiarizar com tecnologias de ponta aplicadas ao contexto de segurança pública.
  4. *Aumento da Transparência e Confiança*: A precisão e confiabilidade dos termos circunstanciados lavrados com o auxílio da IA fortalecem a transparência dos procedimentos policiais e aumentam a confiança da população na atuação policial, em razão da facilidade compreensiva que todo o relato produzido possui.
  5. Segurança de perímetro. O uso dessa tecnologia permite que a atenção do policial esteja sempre voltada ao ambiente em redor, enquanto o texto é produzido pela IA por meio das orientações verbais ordenadas pela equipe policial, seus olhos sempre estarão votados ao perímetro de onde está, e não havendo necessidade de voltar completa atenção ao equipamento mobile utilizado

    Tenente-coronel PM Marink

A adoção de Inteligência Artificial pela Polícia Militar de Rondônia na elaboração dos TCOs representa um passo significativo rumo à modernização das práticas policiais no Brasil. A capacitação dos policiais militares em Rondônia iniciou-se no Curso de Formação de Sargentos, mas por determinação do Comandante- Geral da Corporação deve ser expandida a toda tropa.

Fonte: Assessoria de Imprensa da PMRO

Advertisement

Fonte: PM/RO

Continue lendo
Advertisement
CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Policial

DISS REALIZA AÇÃO DE PROMOÇÃO E PREVENÇÃO AO USO E ABUSO DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS AO EFETIVO DO BPFRON

Published

on

Visando promover uma discussão sobre o uso abusivo de álcool e outras drogas, a Diretoria de Serviço Social da PMRO recebeu na primeira quinzena do mês de março, integrantes do Batalhão de Fronteira – BPFRON para uma conversa, com a major PM Psic Tomazi.

Cerca de 25 militares, divididos em dois encontros, participaram da atividade, que abordou tecnicamente as consequências que o consumo de álcool e outras drogas trazem para a saúde, convivência familiar, social e profissional, e tiveram a oportunidade de conhecer a realidade sobre a prevenção e o tratamento para tais casos.

O consumo excessivo de álcool e outras drogas pode gerar impactos significativos na saúde física, mental e social dos indivíduos, como doenças cardiovasculares, danos ao fígado, distúrbios mentais, dependência, isolamento, conflitos familiares, prejuízos na vida funcional, entre outros.

A PMRO sabe o quão fundamental é promover a conscientização sobre os riscos associados ao uso abusivo de álcool e outras drogas, e oportuniza pela Diretoria de Serviço Social os serviços de psiquiatra, psicologia e serviço social para cuidar da tropa.

Os agendamentos para os atendimentos com o médico psiquiatra e os psicólogos podem ser realizados pelo WhattsApp da DISS: 69 98482-7137.

Advertisement

Fonte: PM/RO

Advertisement
Continue lendo

Policial

Polícia Militar recupera motocicleta furtada com auxílio de vídeo de segurança

Published

on

No início da manhã desta sexta-feira, 22, a Polícia Militar do estado de Rondônia apreendeu um adolescente de 17 anos autor do furto de uma motocicleta. O veículo estava escondido em um matagal próximo a residência do infrator no bairro São Geraldo na cidade de Ariquemes.

Os policiais militares após verificarem as câmeras de segurança próximas ao local do furto identificaram que o indivíduo já era conhecido das guarnições, devido ser suspeito de alguns crimes. Como ele já era conhecido pelo meio  policial, eles foram até a casa do adolescente e os pais do jovem os receberam.

Os militares ao explicarem para os responsáveis do adolescente o motivo de estarem lá e mostraram um vídeo do momento em que ocorreu o furto. A mãe do adolescente reconheceu seu filho como o responsável pelo crime. Onde o adolescente concordou em ajudar a recuperar a moto e indicou onde ele tinha escondido.

Advertisement

Diante dos fatos, o adolescente foi conduzido a Unidade Integrada de Segurança Pública (Unisp) juntamente com a motocicleta recuperada para as devidas providências legais.

Texto: P-5 do 7º BPM / PVSA Letícia

Fonte e fotos: Boletim de Ocorrência

Advertisement

Fonte: PM/RO

Advertisement
Continue lendo

Policial

COMANDANTE DO 5º BPM PARTICIPA DE REUNIÃO COM CHACAREIROS DA ZONA LESTE DE PORTO VELHO

Published

on

 

Na manhã desta quinta-feira, 21 de março, o tenente-coronel PM R. Silva, comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar (BPM), esteve em uma reunião com os produtores rurais do setor chacareiro da zona leste de Porto Velho. O encontro teve como foco discutir questões relacionadas à segurança pública na região.

Durante a reunião, uma série de temas pertinentes foram abordados, com destaque para as preocupações e demandas dos moradores em relação ao policiamento na área. O comandante demonstrou interesse em ouvir as solicitações, informações e feedback dos presentes, reiterando seu compromisso em atender às necessidades da comunidade.

Advertisement

Em suas palavras, o Tenente-Coronel PM R. Silva enfatizou a importância da colaboração entre a Polícia Militar e os cidadãos no combate à criminalidade, destacando a relevância da parceria para garantir a segurança e o bem-estar de todos.

Assegurando seu empenho em garantir a eficácia das ações policiais na região, o comandante do Batalhão Belmont, afirmou que às demandas apresentadas pelos moradores serão atendidas em forma de direcionamento da atuação policial.

O encontro evidencia a proximidade entre a Polícia Militar e a comunidade, reforçando o compromisso mútuo de trabalhar em conjunto para promover a segurança e a tranquilidade na Zona Leste de Porto Velho.

Advertisement

 

Texto: TC PM R. Silva e 3º SGT PM Passarello

Fotos: 3º SGT PM Passarello

Advertisement

Fonte: PM/RO

Advertisement
Continue lendo

EM ALTA