Connect with us

Guajará Mirim

GUAJARAMIRENSE DÁ À LUZ NA PORTA DO HOSPITAL.

Published

on

A modernidade é o avanço das novidades tecnológicas parecem estar um pouco distante da realidade do município de Guajará-Mirim, cidade localizada na fronteira com a Bolívia. Em pleno século XXI, em vez de constatarmos fatos que representam a evolução, ainda ocorrem fatos que se assemelham à década de 70, ou mesmo a tempos mais remotos.

Um desses fatos aconteceu na madrugada de ontem, no Hospital Bom Pastor, administrado pelo Pró-Saúde, que detém convênio com município para atender às parturientes. Uma mulher grávida de 22 anos, foi ao hospital e, infelizmente, não teve seus direitos garantidos, já encontrou as portas da unidade de saúde fechadas, exatamente no momento de  dar à luz seu filho.

Imagens obtidas pelo Jornal Eletrônico Guajará Notícias mostram momentos de muita tensão, quando cenas que não podem acontecer foram registradas. Nossa equipe entrou em contato com a Secretária de Saúde do município, Kaline Noé Marques, para saber as razões que levaram à realização de um parto na porta do hospital que possui o convênio para esse tipo de atendimento. Diversas testemunhas informaram que foi necessário haver muita insistência para que os primeiros atendimentos fossem dados à parturiente.

Advertisement

A secretária informou que todas as providências foram tomadas para que fatos dessa natureza não venham mais ocorrer e afirmou que a mulher foi atendida, nas primeiras horas da manhã deste domingo, por uma profissional da área da psicologia.

É necessário registrar que o Hospital Bom Pastor, local onde ocorreram os fatos, é uma instituição privada, porém possui o dever contratual com o município de prestar serviços desta natureza. Não é possível aceitar que uma mãe seja exposta ao descaso, como aconteceu na madrugada de sábado.

Assim, vamos aguardar o desenrolar dos fatos e saber que medidas foram adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde, objetivando identificar os eventuais responsáveis, apurar os fatos e propor as medidas cabíveis ao caso. A ocorrência deste parto na porta do hospital deixa cada vez mais clara a necessidade que o município tem de ver concluída a obra do Hospital Regional de Guajará-Mirim, onde seja possível haver um sistema de atendimento que mantenha as portas abertas para a população. No momento de dar à luz, as mulheres precisam de acolhimento, respeito e atendimento eficiente, coisas que não se verificam na ocorrência deste fato.

Advertisement

Fonte: Guajara Noticias

Continue lendo
Advertisement

Guajará Mirim

Pré-Candidato a prefeito visita nova comunidade indígena

Published

on

Na busca de consolidar seu nome rumo ao Palácio Pérola do Mamoré, conversar com a comunidade e ver in loco a necessidade da população, o pré-candidato a prefeito Fábio Garcia de Oliveira, o Netinho, esteve no domingo, 21, em visita à comunidade indígena da Linha 10, localizada na Estrada do Bom Sossego, área rural do municipio de Guajará-Mirim.

Netinho foi recepcionado pelos líderes da comunidade, Raimundo e José, e moradores do local.O pré-candidato a prefeito pelo Progressistas (11), abordou a importância da agricultura de subsistência da comunidade indígena, a necessidade de investimentos no setor, inclusive com financiamentos públicos e o emprego de técnicas para melhorar a qualidade do solo e, consequentemente, uma produção maior e de melhor qualidade.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Comissão Executiva Provisória do PP (11), de Guajará-Mirim.

Advertisement
Continue lendo

Guajará Mirim

GRANDE PARTE DA POPULAÇÃO DE GUAJARÁ-MIRIM SOFRE COM A FALTA DE ÁGUA TRATADA, HÁ MAIS DE 4 DIAS

Published

on

A população do município de Guajará-Mirim tem sofrido com a situação da falta de manutenção de ruas e avenidas do município. Agora surgiu um novo problema e que incomoda uma grande parte da população. Trata-se da falta de água potável nas torneiras de muitas residências.

Segundo as informações prestadas na manhã do dia 15/04, pela gerente da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (CAERD) no município Creuzalina Ângela Ribeiro, em entrevista concedida à Rádio Rondônia FM 89,9, o problema teria ocorrido pela falta de energia no sistema, visto que os serviços prestados pela empresa responsável não estariam atendendo às demandas da CAERD, no setor onde funciona a captação de água do rio Mamoré.

Creuzalina Ribeiro também informou que um equipamento com maior vazão foi trazido de Porto Velho e instalado na captação, visando melhorar o abastecimento na Estação de Tratamento de Água (ETA). Na avaliação da gerente da CAERD, o abastecimento nas residências estaria normalizado, caso não tivesse ocorrido outra interrupção por falta de energia, tanto na captação de água como também na ETA.

Advertisement

O problema tem gerado inúmeros transtornos para centenas de pessoas no município.Por outro lado, o que se observa em Guajará-Mirim é um provável descaso com os usuários da CAERD, pois, há muitos anos, não acontece nenhum investimento, por parte do governo estadual, no município de Guajará-Mirim. Houve expansão da rede, mas não houve investimento na parte estrutural da empresa na cidade.

Várias reclamações têm chegado diariamente ao site Guajará Notícias, e os consumidores informam que a água, quando chega às residências, não tem a força suficiente para garantir que a água suba à caixa de água.

Em alguns casos, é possível utilizar mangueiras, mas que não funcionam em determinada altura.Entre os conflitos sobre quem seria realmente o responsável para resolver os problemas constatados, a população é que tem sofrido as maiores consequências e não há uma previsão sobre quando a situação será resolvida definitivamente.

Advertisement

Fonte:Guajará Notícias

Continue lendo

Guajará Mirim

Em abandono total bairro Planalto esquecido pelo Poder Público.

Published

on

No bairro Planalto os moradores enfrentam uma realidade de abandono por parte do poder público diversas reclamações têm sido levantados abrangendo problema como a falta de pavimentação ausência de saneamento básico deficiência na iluminação pública.A falta de pavimentação torna-se as ruas intransitáveis, ausência de saneamento básico com compromete à saúde e o bem-estar dos moradores enquanto a deficiência na iluminação pública para insegurança e medo nas vias do Bairro.

Fonte: Guajará em Foco

Imagens: CleitonRocha

Advertisement
Continue lendo

EM ALTA