Connect with us

Guajará Mirim

Governo de Rondônia aperfeiçoa cerca de 330 sargentos na Polícia Militar e outorga a Medalha Mérito de Ensino

Published

on

Em formatura realizada no ginásio de esportes Claudio Coutinho, em Porto Velho, na noite de ontem, 21, o governo do Estado, por meio da Polícia Militar de Rondônia, encerrou o Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos – CAS 2023, com 331 segundos-sargentos ficando aptos para serem promovidos a primeiros-sargentos. Este curso possui como objetivo, proporcionar aos sargentos conhecimentos mais avançados e especializados, aprimorando suas habilidades e preparando-os para assumir responsabilidades mais complexas dentro da hierarquia militar.

Iniciado em 14 de julho de 2023, o CAS contou o investimento de cerca de R$ 480 mil reais para o aperfeiçoamento de 331 sargentos, distribuídos nos polos de Porto Velho, Ariquemes, Ji-paraná, Cacoal, Vilhena e Guajará-Mirim. Eles obtiveram conhecimento em diversas áreas, tais como: gestão de atividades administrativas, gestão do policiamento ostensivo, tecnologias e legislações empregadas na atividade policial, tendo a carga horária total de 492 horas. O 2º sargento PM Clebisson de Melo Botelho, foi o 1º lugar no Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos PM 2023.

Coronel PM Braguin, comandante-geral da PMRO

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Regis Braguin, fez um agradecimento especial ao governador coronel Marcos Rocha “que com objetivo de facilitar o fluxo de carreira, diminuiu o interstício, adiantando a promoção e oxigenando a carreira policial militar, especialmente a sargentos que é a base da Corporação”. Para ele, o Curso torna o sargento mais especializado em suas tarefas diárias, aprimorando as demandas de justiça militar, nas investigações e apurações de sindicância. Essa qualificação traz mais liderança de ação para que ele possa manter aprimorado esse novo clico. “Essa é mais uma ação do governador Marcos Rocha que tem um carinho especial com essa turma”. Ele nunca esquece aquele amigo leal, completou Braguin.

A determinação do governador é investir em treinamentos contínuos: proporcionar aos policiais oportunidades regulares de atualização e aprimoramento de habilidades, garantindo que estejam sempre bem preparados para lidar com diversas situações. Utilizar tecnologias avançadas, como sistemas de reconhecimento facial e análise de dados em tempo real. Estabelecer canais de comunicação eficientes: Criar meios eficazes de comunicação entre a polícia e a comunidade, promovendo a transparência e facilitando a denúncia de crimes ou comportamentos suspeitos.

Advertisement

Capacitar os policiais para adotarem abordagens não violentas na resolução de conflitos, priorizando a mediação e a negociação sempre que possível e investir em estratégias de prevenção criminal, como programas educacionais e sociais, visando abordar as causas subjacentes à criminalidade e promover um ambiente mais seguro e saudável para todos.

CAS

O CAS PM 2023 atende um dos objetivos estratégicos da Corporação: “aprimorar o treinamento continuado e o desenvolvimento técnico-profissional e científico em segurança pública dos profissionais da instituição, voltados à evolução da Corporação e melhoria do atendimento ao cliente, em respeito aos direitos humanos e dignidade da pessoa”, disse o coordenador do CAS, tenente-coronel PM Arrivabene, Coordenador Geral do Curso. Foram coordenadores: no polo de Porto Velho, capitão PM Bentes, em Ariquemes, tenente-coronel PM Estrela, em Ji-Paraná, o capitão PM Fernando, em Cacoal, capitão PM Nobre, e em Vilhena, o tenente-coronel PM Aldimas.

Advertisement
2º sargento PM Botelho, centro, foi classificado como primeiro colocado da turma

“Hoje é um daqueles dias que ficarão eternamente gravados em nossos corações e memórias. Lembramos do ponto de partida, em uma segunda-feira, dia 14 de agosto, e com ela, as mais variadas dúvidas e medos, e agora, neste grandioso dia, é impossível não sentir a imensidão da gratidão e a emoção que nos envolve”, disse o sargento PM Botelho, primeiro lugar e orador da turma.

Observando que a determinação e trabalho árduo os conduziram até a conclusão do CAS. “Além dos conhecimentos adquiridos, absorvemos lições de resiliência, aprendemos a enfrentar obstáculos com determinação e a estender a mão mutualmente nos momentos mais difíceis. Essas lições moldaram nossa essência e nos tornaram mais resilientes para os desafios futuros que nossa profissão nos reserva”, disse.

Coronel PM Vanilce, coordenadora de Ensino, coronel PM Braguin, homenageado com a Medalha Mérito  de Ensino e o coronel PM Garibaldi, chefe do Estado Maior Geral.
Familiares prestigiaram a formatura dos segundos-sargentos. Na foto, sargento Abilio e família.

Texto: Lenilson Guedes

Fotos: soldado PM José

Advertisement
Continue lendo
Advertisement
CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guajará Mirim

Pré-Candidato a prefeito visita nova comunidade indígena

Published

on

Na busca de consolidar seu nome rumo ao Palácio Pérola do Mamoré, conversar com a comunidade e ver in loco a necessidade da população, o pré-candidato a prefeito Fábio Garcia de Oliveira, o Netinho, esteve no domingo, 21, em visita à comunidade indígena da Linha 10, localizada na Estrada do Bom Sossego, área rural do municipio de Guajará-Mirim.

Netinho foi recepcionado pelos líderes da comunidade, Raimundo e José, e moradores do local.O pré-candidato a prefeito pelo Progressistas (11), abordou a importância da agricultura de subsistência da comunidade indígena, a necessidade de investimentos no setor, inclusive com financiamentos públicos e o emprego de técnicas para melhorar a qualidade do solo e, consequentemente, uma produção maior e de melhor qualidade.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Comissão Executiva Provisória do PP (11), de Guajará-Mirim.

Advertisement
Continue lendo

Guajará Mirim

GRANDE PARTE DA POPULAÇÃO DE GUAJARÁ-MIRIM SOFRE COM A FALTA DE ÁGUA TRATADA, HÁ MAIS DE 4 DIAS

Published

on

A população do município de Guajará-Mirim tem sofrido com a situação da falta de manutenção de ruas e avenidas do município. Agora surgiu um novo problema e que incomoda uma grande parte da população. Trata-se da falta de água potável nas torneiras de muitas residências.

Segundo as informações prestadas na manhã do dia 15/04, pela gerente da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (CAERD) no município Creuzalina Ângela Ribeiro, em entrevista concedida à Rádio Rondônia FM 89,9, o problema teria ocorrido pela falta de energia no sistema, visto que os serviços prestados pela empresa responsável não estariam atendendo às demandas da CAERD, no setor onde funciona a captação de água do rio Mamoré.

Creuzalina Ribeiro também informou que um equipamento com maior vazão foi trazido de Porto Velho e instalado na captação, visando melhorar o abastecimento na Estação de Tratamento de Água (ETA). Na avaliação da gerente da CAERD, o abastecimento nas residências estaria normalizado, caso não tivesse ocorrido outra interrupção por falta de energia, tanto na captação de água como também na ETA.

Advertisement

O problema tem gerado inúmeros transtornos para centenas de pessoas no município.Por outro lado, o que se observa em Guajará-Mirim é um provável descaso com os usuários da CAERD, pois, há muitos anos, não acontece nenhum investimento, por parte do governo estadual, no município de Guajará-Mirim. Houve expansão da rede, mas não houve investimento na parte estrutural da empresa na cidade.

Várias reclamações têm chegado diariamente ao site Guajará Notícias, e os consumidores informam que a água, quando chega às residências, não tem a força suficiente para garantir que a água suba à caixa de água.

Em alguns casos, é possível utilizar mangueiras, mas que não funcionam em determinada altura.Entre os conflitos sobre quem seria realmente o responsável para resolver os problemas constatados, a população é que tem sofrido as maiores consequências e não há uma previsão sobre quando a situação será resolvida definitivamente.

Advertisement

Fonte:Guajará Notícias

Continue lendo

Guajará Mirim

Em abandono total bairro Planalto esquecido pelo Poder Público.

Published

on

No bairro Planalto os moradores enfrentam uma realidade de abandono por parte do poder público diversas reclamações têm sido levantados abrangendo problema como a falta de pavimentação ausência de saneamento básico deficiência na iluminação pública.A falta de pavimentação torna-se as ruas intransitáveis, ausência de saneamento básico com compromete à saúde e o bem-estar dos moradores enquanto a deficiência na iluminação pública para insegurança e medo nas vias do Bairro.

Fonte: Guajará em Foco

Imagens: CleitonRocha

Advertisement
Continue lendo

EM ALTA