Connect with us

Policial

Governo de Rondônia realiza I Seminário de Saúde Psicossocial: Hierarquia, Disciplina e  Saúde da Polícia Militar e Bombeiro Militar de Rondônia

Published

on

Em parceria entre a Polícia Militar e Corpo de Bombeiro de Rondônia, o governo do Estado realiza amanhã, 1 de novembro, a partir das 7h30, no auditório do Ministério Público do Trabalho, em Porto Velho, Rondônia, o I Seminário de Saúde Psicossocial: Hierarquia, Disciplina e Saúde da Polícia Militar e Bombeiro de Rondônia. O evento foi idealizado pela Diretoria de Serviço Social da Polícia Militar de Rondônia, responsável pelo atendimento social, emocional e espiritual de toda a tropa das corporações militares do Estado.

O evento conta com a parceria do Corpo de Bombeiros, após se constatar que os mesmos fatores que afetam os policiais militares também afetam os bombeiros militares e que as iniciativas para prevenção e combate de tais problemáticas podem ser trabalhadas conjuntamente. Na edição 2023 tem como tema: “hierarquia, disciplina e saúde”, pela compreensão de que estes aspectos estão inter-relacionados e não são dissonantes, e terá como eixos temáticos o assédio moral, a violência doméstica e o uso abusivo de álcool e outras drogas.

Os eixos temáticos desta primeira edição foram escolhidos com base nas demandas atendidas pela Diretoria de Serviço Social e afetam a vida pessoal e profissional dos policiais e bombeiros militares e, consequentemente, o trabalho prestado à sociedade, além de macular a imagem da instituição. A proposta de um seminário de saúde psicossocial direcionado aos gestores surge como uma tentativa de trazer luz aos problemas apresentados pelos policiais e bombeiros militares, os quais são motivos de afastamento do trabalho e/ou que são incompatíveis com a carreira.   

Anúncio
Coronel PM Washington, chefe do CI,  coronel PM Braguin, comandante-geral da PM, tenente-coronel PM AL Larissa, juiz militar Carlos Augusto Teles e o coronel BM Nivaldo, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar

“Abordar a saúde do policial militar, o Seminário pode fornecer insights sobre estratégias de prevenção e apoio, visando reduzir o estigma associado à busca de ajuda psicológica. Em última análise, eventos como esse desempenham um papel importante na promoção do bem-estar e na eficácia operacional das forças policiais”, disse hoje, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Regis Braguin, em um café da manhã, no Quartel do Comando-Geral, oferecido aos parceiros e palestrantes convidados para o evento.

Comandante-geral da PMRO, comandante-geral do CBM e quipe da DISS juntamente com palestrantes

Para ele, um Seminário de Saúde Psicossocial focado na hierarquia, disciplina e saúde do policial e bombeiro militar reflete em diversos motivos: Primeiramente, destaca a necessidade de abordar as questões complexas enfrentadas por nossos profissionais, reconhecendo os desafios específicos relacionados ao ambiente militar. E segundo, promover discussões sobre hierarquia, o Seminário pode explorar maneiras de equilibrar autoridade com o bem-estar emocional, contribuindo para ambientes de trabalho mais saudáveis. A ênfase na disciplina pode orientar práticas que promovam a resiliência sem comprometer a saúde mental.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia, coronel BM Nivaldo Ferreira, comentou que o Seminário pode fornecer insights sobre estratégias de prevenção e apoio, visando reduzir o estigma associado à busca de ajuda psicológica. Em última análise, eventos como esse desempenham um papel crucial na promoção do bem-estar e na eficácia operacional das forças policiais e os bombeiros estão inclusos.

Foto: Soldado PM Freitas

Texto: Lenilson Guedes

Anúncio

Fonte: PM/RO

Anúncio
Continue lendo
Anúncio
CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Policial

Jovem é alvejado a tiros no bairro planalto e morre enquanto recebia os primeiros socorros no Hospital Regional

Published

on

No início da noite desta segunda-feira, dia 06, um homem sofreu uma tentativa de homicídio no bairro Planalto, em Guajará-Mirim. A vítima dos disparos foi socorrida pelas guarnições da Polícia Militar que atenderam à ocorrência.

Segundo informações de testemunhas, a vítima estava no local quando dois indivíduos chegaram em uma bicicleta elétrica. Um deles sacou a arma de fogo e começou a alvejar o jovem que foi identificado como sendo Pedro Henrique de Oliveira Dias.

Após ser atingido pelos tiros, Pedro caiu ao solo agonizando. Os tiros acertaram o rosto da vítima. Ele foi socorrido por uma guarnição da Polícia Militar em estado grave para o Pronto Socorro do Hospital Regional. Entretanto, não resistiu aos ferimentos e faleceu enquanto recebia atendimento.

Anúncio

O corpo será encaminhado pelo Rabecão para o Instituto Médico Legal (IML) em Porto Velho para realização do exame de necropsia.

Fonte: Guajará Notícias

Anúncio
Continue lendo

Policial

Grupo de Inteligência de Fronteira e cooperação da polícia Boliviana, recuperou um veículo Hyundai HB 20, de cor Prata.

Published

on

A polícia militar na realização da Operação Protetor de Fronteiras e Divisas na região de Guajará Mirim, fronteira com a Bolívia, com o apoio do Grupo de Inteligência de Fronteira e cooperação da polícia Boliviana, recuperou um veículo Hyundai HB 20, de cor Prata, placa RTM6H02, que já estava do lado boliviano segundo a polícia também estava sendo desmontado e provavelmente para vender as peças. O veículo pertence a uma locadora de veículos e foi encaminhado para a base do GISF (Grupo de Inteligência de Fronteira) para ser restituído ao proprietário.

Fonte: Polícia Militar.

Continue lendo

Policial

DISS REALIZA AÇÃO DE PROMOÇÃO E PREVENÇÃO AO USO E ABUSO DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS AO EFETIVO DO BPFRON

Published

on

Visando promover uma discussão sobre o uso abusivo de álcool e outras drogas, a Diretoria de Serviço Social da PMRO recebeu na primeira quinzena do mês de março, integrantes do Batalhão de Fronteira – BPFRON para uma conversa, com a major PM Psic Tomazi.

Cerca de 25 militares, divididos em dois encontros, participaram da atividade, que abordou tecnicamente as consequências que o consumo de álcool e outras drogas trazem para a saúde, convivência familiar, social e profissional, e tiveram a oportunidade de conhecer a realidade sobre a prevenção e o tratamento para tais casos.

O consumo excessivo de álcool e outras drogas pode gerar impactos significativos na saúde física, mental e social dos indivíduos, como doenças cardiovasculares, danos ao fígado, distúrbios mentais, dependência, isolamento, conflitos familiares, prejuízos na vida funcional, entre outros.

A PMRO sabe o quão fundamental é promover a conscientização sobre os riscos associados ao uso abusivo de álcool e outras drogas, e oportuniza pela Diretoria de Serviço Social os serviços de psiquiatra, psicologia e serviço social para cuidar da tropa.

Os agendamentos para os atendimentos com o médico psiquiatra e os psicólogos podem ser realizados pelo WhattsApp da DISS: 69 98482-7137.

Anúncio

Fonte: PM/RO

Anúncio
Continue lendo

EM ALTA