Connect with us

Últimas Notícias

Terremoto no Japão: o que se sabe sobre o forte tremor que atingiu o país

Published

on

Um forte terremoto de magnitude 7,5 atingiu o oeste do Japão na madrugada de segunda-feira (1º), provocando ondas de tsunami e causando danos a estradas, energia, serviços de transporte e infraestrutura.

Autoridades japonesas alertaram os residentes das áreas afetadas para evacuarem o local e irem para terrenos mais elevados, já que 1 mi militares das Forças de Autodefesa foram enviados para ajudar nos esforços de resgate e recuperação.

Anúncio

Alertas de tsunami emitidos após o terremoto

Um poderoso terremoto atingiu a península de Noto, na província de Ishikawa, desencadeando alertas de tsunami ao longo da costa oeste do Japão.

Alerta é válido para maior parte da costa do Japão
Alerta é válido para maior parte da costa do Japão / Agência Meteorológica do Japão/Gráfico: Rosa de Acosta e Henrik Pettersson, CNN
  • Sobre o tremor: O terremoto, que teve profundidade de 10 km (6 milhas), ocorreu às 16h10, hora local, cerca de 42 km (26 milhas) a nordeste de Anamizu, na província de Ishikawa, segundo Serviço Geológico dos Estados Unidos. Vários tremores secundários foram relatados no oeste do Japão, incluindo um tremor de magnitude 6,2 a cerca de 4 km (2,4 milhas) a sudoeste de Anamizu.
  • Alertas de tsunami: As autoridades emitiram alertas de tsunami para residentes do oeste do Japão. Os alertas são emitidos quando se espera que as ondas cheguem a 3 metros (9,8 pés). Ondas de tsunami de cerca de 1,2 metros (3,9 pés) foram relatadas na cidade de Wajima, informou a emissora pública japonesa NKH. Na cidade de Toyama e arredores, foram relatadas ondas de menos de 1 metro, enquanto a cidade de Noto também permaneceu sob.
  • Danos à infraestrutura: O terremoto destruiu rodovias no oeste do Japão, derrubou edifícios, causou incêndios e interrompeu as comunicações. Cerca de 33 mil famílias podem ser afetadas por cortes de energia, disse o secretário-chefe de gabinete japonês, Hayashi Yoshimasa, segundo a NHK.
  • Problemas nos transportes: Pelo menos cinco estradas foram fechadas e vários voos cancelados nos aeroportos da província de Ishikawa. Dois voos foram cancelados no aeroporto de Noto, onde há uma rachadura na pista. Um voo vindo de Tóquio pousou mais cedo, mas voltou para a capital. Houve 15 cancelamentos no aeroporto de Komatsu. As escolas não estão funcionando, e 21 delas foram transformadas em centros de evacuação.
  • Esforços de resgate e recuperação: Pelo menos 8.500 militares estão de prontidão para ajudar nos esforços de emergência após o tremor, disse o ministro da Defesa do Japão, Minoru Kihara. Autoridades de saúde na cidade de Suzu disseram que alguns médicos não poderiam tratar pacientes feridos porque estradas danificadas os impedem de viajar.
  • Moradores presos: Civis gritaram em vídeos postados nas redes sociais depois que casas inteiras foram destruídas no oeste do Japão. Em outro vídeo, pessoas se agachavam sob as mesas de uma pista de boliche local, onde tremores abalaram a infraestrutura e telas de TV podiam ser vistas tremendo no teto. “Minha cidade está em um estado terrível”, disse uma pessoa em um vídeo postado em Noto. “Espero que não haja fogo.”

https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/terremoto-no-japao-o-que-se-sabe-sobre-o-forte-tremor-que-atingiu-o-pais/

Anúncio
Continue lendo
Anúncio
CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias

Solenidade de Pentecostes

Published

on

No quinquagésimo dia depois da Páscoa, quando os judeus comemoravam as festas da semana, o Espírito Santo se manifestou sobre a comunidade de Jesus reunida no Cenáculo em Jerusalém. Manifestou-se como se manifesta o Espírito, impulsionando, dando coragem, abrindo espaço, aproximando. Cheios de coragem, os apóstolos, até então trancados na sala onde tinham celebrado a última ceia com Jesus, saem para fora ao encontro do povo que enchia a cidade de Jerusalém para a festa, e anunciam que Jesus está vivo. Havia em Jerusalém gente de todo canto, com uma variedade de línguas, e todos entendiam o que os apóstolos anunciavam, porque anunciavam as maravilhas de Deus. Não estavam ébrios. Falavam com clareza, como falamos quando queremos transmitir alguma mensagem. Os que aceitaram o Cristo anunciado pelos apóstolos começaram a viver de tal modo que não havia necessidades entre eles. A presença do Espírito Santo, que se manifestou no dia de Pentecostes, nos leva a uma união intima e profunda com a pessoa de Jesus e nos coloca silenciosa a respeitosamente no meio do povo para que o Reino aconteça.

Guajara-Mirim, 19 de maio de 2024.

Fábio Garcia de Oliveira, o Netinho
Pré-Candidato a prefeito de Guajará-Mirim

Anúncio
Continue lendo

Últimas Notícias

Prefeitura limpa sede de Irmandade para grande festa no fim de semana

Published

on

A Prefeitura Municipal de Guajará-Mirim efetuou a limpeza da avenida e da área física onde fica localizada a sede da Irmandade do Divino Espírito Santo de Guajará-Mirim.

Os trabalhos foram efetuados pelo servidor comissionado Roberto dos Santos Silva, o Roberto do Mercado, e a sua equipe denominada Amigos da Roçadeira.

A sede da Irmandade fica na Av. Estevão Correia, no bairro São José, onde acontece todos os anos a festa do Divino Espírito Santo.

Anúncio

Este ano a programação que vem sendo desenvolvida durante dias, terá seu encerramento neste sábado, 18, e domingo, 19, com a realização de arraial, santa missa e procissão pelas ruas do bairro, como ocorre todos os anos.

Roberto do Mercado acentua que é importante atender a comunidade em seus pedidos e que este é especial por tratar-se de uma festa religiosa e cujos fiéis mantêm uma tradição de louvor e adoração ao Divino Espírito Santo, a terceira pessoa da Santíssima Trindade.

Fonte: Guajará em Foco

Anúncio
Continue lendo

Últimas Notícias

FÉ E RELIGIOSIDADE: Conheça a programação final da Festa do Divino neste ano de 2024

Published

on

Tradição que iniciou no Vale do Guaporé há mais de 100 anos e depois foi trazida para Guajará-Mirim por fiéis de origem guaporeana, a Festa do Senhor Divino Espírito Santo, evento religioso que já faz parte dos Calendários do Estado de Rondônia e do município de Guajará-Mirim, neste ano de 2024 aproxima-se de seu final.

Eis a programação que vai fechar os festejos deste ano:

Avançando nos preparativos para o Festejo 2024, hoje trouxemos aqui para todos a Programação de dias de muita fé, devoção e amor…

Anúncio

– Terço/Novena com Missa:

17 de maio às 19h

– Vigília de Pentecostes/Procissão do Mastro e Show de Prêmios

Anúncio

Dia 18 de maio às 19h

– Missa Solene de Pentecostes e Procissão:

Dia 19 de maio às 17h

Anúncio

Venha e participe conosco desses dias de Festa em nossa Comunidade.

Realização:

Paróquia Nossa Senhora do Seringueiro

Anúncio

Comunidade Divino Espírito Santo

Irmandade do Divino Espírito Santo – Guajará Mirim/RO

Fonte: Guajará em Foco

Anúncio
Continue lendo

EM ALTA