Connect with us

Últimas Notícias

Professor Neto e uma imagem fora de contexto

Published

on

Penso que são poucas as pessoas que retém na memória a imagem amistosa e serena do Professor Neto. Que tiveram o prazer de conhecê-lo, a grata alegria de conviver com ele, ou o privilégio de ter sido seu aluno.

Você que lerá essa crônica, saiba que ela está impregnada de sentimentos, de memórias e de agradecimentos. É um reconhecimento sincero e necessário ao Professor de temperamento manso e cordial. Quase um jesuíta pregando para seus alunos.

Chegou em Vila Murtinho com nove anos de idade e foi alfabetizado à sombra das mangueiras que recobriam o telhado de zinco da Escola Casimiro de Abreu no Acampamento do Lages, às margens da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. Uma das mangueiras ainda está lá, registro imponente de uma época gloriosa.

Anúncio

Caríssimos leitores e leitoras, se puderem, vão lá, e atestem a veracidade dessa crônica. Descansem um pouco à sombra daquela quase centenária árvore e sintam a passagem do tempo ecoando no apito do trem.

Ora! Vejam que alegria, 11 anos depois, aquele retirante que nasceu em Fortaleza se torna professor alfabetizador na mesma escola em que fora alfabetizado, agora localizada às margens da BR-425, nas proximidades do distrito de Vila Nova.

É o primeiro ex-aluno da Escola Casimiro de Abreu a tornar-se professor justamente na escola que o alfabetizou.

Anúncio

Mas, tem muito mais! Ele também foi o primeiro diretor desta renomada instituição de ensino do Berço do Madeira, de 1976, quando foi contratado, até 1979.

É inestimável a sua contribuição à educação do Berço do Madeira, e exemplo vivo do que a educação é capaz de provocar nas nossas vidas.

E você aluno e aluna da Escola Casimiro de Abreu, tem conhecimento do legado e da importância do Professor José de Gois Lopes Neto na sua vida estudantil?

Anúncio

Sabia que vocês podem exigir a substituição da imagem do Marechal Rondon que enfeita o muro da escola, bem ao lado do portão principal, pela imagem inspiradora do Professor Neto.

Atentem! Não estou aqui desmerecendo a importância histórica do Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, é apenas uma constatação de que a sua imagem está fora de contexto no muro da escola. A imagem deveria ser do poeta Casimiro de Abreu, que dá nome à escola. Muitos acreditam que a referida imagem é mesmo do poeta dos meus “Oitos Anos”. Oh! Que saudades que tenho….

Sejam provocativos! Nem Marechal nem Poeta. A construção do conhecimento passa necessariamente pela valorização do chão que a gente pisa. O Professor Neto foi um retirante que rompeu fronteiras, e usando apenas “giz e saliva”, ajudou a lançar a pedra fundamental da educação do Berço do Madeira.

Anúncio

Seria um justo reconhecimento ao seu legado e à sua memória. O Professor Neto continua sendo nossa bússola com sua agulha magnética a nos orientar e nos inspirar pelos caminhos, trilhos e veredas do Berço do Madeira.

Olha o trem surgindo na curva……. O Professor Neto faleceu no dia 14 de outubro de 2000, com apenas 44 anos de idade, jovem, muito jovem.

Vou lhes provocar mais uma vez queridos alunos e alunas! Por acaso vocês sabem quem José Ribeiro da Costa, nome da avenida que passa em frente à escola Casimiro de Abreu e que corta a cidade transversalmente. Ele tem muito em comum com o Professor Neto. Pesquisem! Meus jovens beradeiros e beradeiras do Berço do Madeira.

Anúncio

 

Simon O. dos Santos – Cronista

Anúncio
Continue lendo
Anúncio
CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias

Prefeitura limpa sede de Irmandade para grande festa no fim de semana

Published

on

A Prefeitura Municipal de Guajará-Mirim efetuou a limpeza da avenida e da área física onde fica localizada a sede da Irmandade do Divino Espírito Santo de Guajará-Mirim.

Os trabalhos foram efetuados pelo servidor comissionado Roberto dos Santos Silva, o Roberto do Mercado, e a sua equipe denominada Amigos da Roçadeira.

A sede da Irmandade fica na Av. Estevão Correia, no bairro São José, onde acontece todos os anos a festa do Divino Espírito Santo.

Anúncio

Este ano a programação que vem sendo desenvolvida durante dias, terá seu encerramento neste sábado, 18, e domingo, 19, com a realização de arraial, santa missa e procissão pelas ruas do bairro, como ocorre todos os anos.

Roberto do Mercado acentua que é importante atender a comunidade em seus pedidos e que este é especial por tratar-se de uma festa religiosa e cujos fiéis mantêm uma tradição de louvor e adoração ao Divino Espírito Santo, a terceira pessoa da Santíssima Trindade.

Fonte: Guajará em Foco

Anúncio
Continue lendo

Últimas Notícias

FÉ E RELIGIOSIDADE: Conheça a programação final da Festa do Divino neste ano de 2024

Published

on

Tradição que iniciou no Vale do Guaporé há mais de 100 anos e depois foi trazida para Guajará-Mirim por fiéis de origem guaporeana, a Festa do Senhor Divino Espírito Santo, evento religioso que já faz parte dos Calendários do Estado de Rondônia e do município de Guajará-Mirim, neste ano de 2024 aproxima-se de seu final.

Eis a programação que vai fechar os festejos deste ano:

Avançando nos preparativos para o Festejo 2024, hoje trouxemos aqui para todos a Programação de dias de muita fé, devoção e amor…

Anúncio

– Terço/Novena com Missa:

17 de maio às 19h

– Vigília de Pentecostes/Procissão do Mastro e Show de Prêmios

Anúncio

Dia 18 de maio às 19h

– Missa Solene de Pentecostes e Procissão:

Dia 19 de maio às 17h

Anúncio

Venha e participe conosco desses dias de Festa em nossa Comunidade.

Realização:

Paróquia Nossa Senhora do Seringueiro

Anúncio

Comunidade Divino Espírito Santo

Irmandade do Divino Espírito Santo – Guajará Mirim/RO

Fonte: Guajará em Foco

Anúncio
Continue lendo

Últimas Notícias

Cidadão dirige casa que abriga e ajuda cristãos necessitados em Guajara-Mirim

Published

on

O cidadão Manoel Almiro Brasil Oliveira, 51 anos, nasceu em Manicoré – AM, e desde 2010 vive em Guajara-Mirim, no Bairro Santo Antônio.

Como que atendendo um mandado de Deus, ele montou o Instituto Casa de Oração Para Todos os Povos, que acolhe pessoas que não têm onde morar e também abriga cristãos que chegam de passagem para seguir viagem para outros destinos e os abriga dando dormida até seguir para seus destinos.
Sobrevivendo com extrema dificuldade e sem recursos materiais e financeiros para tocar a obra, depende de doações e auxílio de pessoas de bom coração.
Dada a importância do trabalho altamente social que desenvolve em favor de pessoas menos favorecidas, Manoel Almiro espera que o poder público e pessoas tementes a Deus possam ajudá-lo a cumprir essa missão divina, efetuando doações e o necessário apoio para continuar apoiando irmãos menos favorecidas e, portanto, vulneráveis.

Fonte: Guajará em Foco

Anúncio
Continue lendo

EM ALTA