Connect with us

Policial

Polícia Militar realiza Seminário Internacional de Polícia Comunitária na Amazônia

Published

on

Com o objetivo de promover a troca de conhecimentos, experiências e melhores práticas entre profissionais da área de segurança pública envolvidos na execução e planejamento das atividades de Polícia Comunitária, a Coordenadoria de Atividades Sociais da Polícia Militar, realizou ontem, 29, na Faculdade São Lucas, em Porto Velho, a abertura do Seminário Internacional de Polícia Comunitária na Amazônia, com a palestra do coronel PM RR Ronimar Jobim, sobre a Integração das Ações de Segurança Pública, as estratégias e desafios da integração de segurança na região Amazônica.

O Seminário que ocorre durante todo dia de hoje, 1, se destaca pela atuação da Coordenadoria da PM – CAS-PM, que tem a missão na defesa dos direitos humanos e o desenvolvimento dos instrumentos de policiamento comunitário. O tenente-coronel PM Estrela, coordenador da CAS, explicou que os projetos da Instituição fortalecem os laços comunitários, incentivando a participação da sociedade e promovendo responsabilidade social.

O Secretário de Segurança, Defesa e Cidadania, coronel BM Vital, disse que a cada dia se apresenta um desafio maior e cabe não só ao poder público, mas toda a sociedade em unirmos forças para o combate a todo tipo de criminalidade e a Polícia Comunitária, tem sido fundamental neste desafio diário. Para o chefe do Estado-Maior Geral da Polícia Militar, coronel PM Garibaldi, a importância do aprendizado da filosofia de policiamento comunitário, começa nas formações iniciais de cada ciclo hierárquico de nossa Corporação.

Participam do evento profissionais da Polícia Militar de Rondônia, e demais integrantes das instituições de segurança publica dos estados brasileiros de fronteira, acadêmicos das áreas de segurança e gestão pública, com apoio da Agência de Cooperação Internacional do Japão, Ministério da Justiça, Embaixada do Japão e Governo de Rondônia. A temática do Seminário baseia-se em experiências exitosas de ações para a aproximação com a comunidade e vai além dos índices de violência e delitos, como foco no modelo de Polícia Comunitária. Tachi Kana, Secretária de Segurança da embaixada do Japão, no Brasil, falou das experiencias vividas em seu país, nos desafios constantes de respeito aos direitos de cada integrante de sua comunidade.

Anúncio

Para a promotora e Justiça, Tania Garcia, o trabalho desenvolvido pelo policiamento comunitário, traz uma afetividade maior da atuação da Polícia que está de fato, “dentro dos lares aonde nós não podemos está”. A PM vem atuando sem medir esforços para colocar as mulheres e crianças vítimas de violência doméstica, em proteção. A delegada de Polícia Civil, Lucilene de Sousa, diretora do Departamento de Polícia Metropolitana, disse que em uma de suas monografias, buscou abordar a filosofia de Polícia Comunitária como tema central. “Por isso, tenho efetiva participação neste tema e na atuação como policial.   

  Coronel PM Garibaldi, chefe do Estado Maior Geral da PMRO
Coronel PM RR Jobim
Coronel BM Vital, Secretário de Segurança, Defesa e Cidadania
Promotora Tania Rocha
Delegada Lucilene
Tenente-coronel PM Estrela, Coordenador da CAS

Texto: Lenilson Guedes

Fotos: Cabos Jordan e Edixon

Anúncio

Fonte: PM/RO

Continue lendo
Anúncio
CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Policial

Jovem é alvejado a tiros no bairro planalto e morre enquanto recebia os primeiros socorros no Hospital Regional

Published

on

No início da noite desta segunda-feira, dia 06, um homem sofreu uma tentativa de homicídio no bairro Planalto, em Guajará-Mirim. A vítima dos disparos foi socorrida pelas guarnições da Polícia Militar que atenderam à ocorrência.

Segundo informações de testemunhas, a vítima estava no local quando dois indivíduos chegaram em uma bicicleta elétrica. Um deles sacou a arma de fogo e começou a alvejar o jovem que foi identificado como sendo Pedro Henrique de Oliveira Dias.

Após ser atingido pelos tiros, Pedro caiu ao solo agonizando. Os tiros acertaram o rosto da vítima. Ele foi socorrido por uma guarnição da Polícia Militar em estado grave para o Pronto Socorro do Hospital Regional. Entretanto, não resistiu aos ferimentos e faleceu enquanto recebia atendimento.

Anúncio

O corpo será encaminhado pelo Rabecão para o Instituto Médico Legal (IML) em Porto Velho para realização do exame de necropsia.

Fonte: Guajará Notícias

Anúncio
Continue lendo

Policial

Grupo de Inteligência de Fronteira e cooperação da polícia Boliviana, recuperou um veículo Hyundai HB 20, de cor Prata.

Published

on

A polícia militar na realização da Operação Protetor de Fronteiras e Divisas na região de Guajará Mirim, fronteira com a Bolívia, com o apoio do Grupo de Inteligência de Fronteira e cooperação da polícia Boliviana, recuperou um veículo Hyundai HB 20, de cor Prata, placa RTM6H02, que já estava do lado boliviano segundo a polícia também estava sendo desmontado e provavelmente para vender as peças. O veículo pertence a uma locadora de veículos e foi encaminhado para a base do GISF (Grupo de Inteligência de Fronteira) para ser restituído ao proprietário.

Fonte: Polícia Militar.

Continue lendo

Policial

DISS REALIZA AÇÃO DE PROMOÇÃO E PREVENÇÃO AO USO E ABUSO DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS AO EFETIVO DO BPFRON

Published

on

Visando promover uma discussão sobre o uso abusivo de álcool e outras drogas, a Diretoria de Serviço Social da PMRO recebeu na primeira quinzena do mês de março, integrantes do Batalhão de Fronteira – BPFRON para uma conversa, com a major PM Psic Tomazi.

Cerca de 25 militares, divididos em dois encontros, participaram da atividade, que abordou tecnicamente as consequências que o consumo de álcool e outras drogas trazem para a saúde, convivência familiar, social e profissional, e tiveram a oportunidade de conhecer a realidade sobre a prevenção e o tratamento para tais casos.

O consumo excessivo de álcool e outras drogas pode gerar impactos significativos na saúde física, mental e social dos indivíduos, como doenças cardiovasculares, danos ao fígado, distúrbios mentais, dependência, isolamento, conflitos familiares, prejuízos na vida funcional, entre outros.

A PMRO sabe o quão fundamental é promover a conscientização sobre os riscos associados ao uso abusivo de álcool e outras drogas, e oportuniza pela Diretoria de Serviço Social os serviços de psiquiatra, psicologia e serviço social para cuidar da tropa.

Os agendamentos para os atendimentos com o médico psiquiatra e os psicólogos podem ser realizados pelo WhattsApp da DISS: 69 98482-7137.

Anúncio

Fonte: PM/RO

Anúncio
Continue lendo

EM ALTA