Connect with us

Policial

Polícia Militar de Rondônia comemora aniversário de 38 anos do 2º BPM em Ji-Paraná

Published

on

A Polícia Militar de Rondônia comemorou na última sexta-feira (3) o aniversário de 38 anos de atividades do 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM) em Ji-Paraná. O Batalhão Tiradentes, como a Unidade é conhecida, fez uma uma linda festa, digna da grande trajetória de lutas, esforço e vitórias conquistadas ao longo de quase quatro décadas de serviços prestados ao povo rondoniense. 

O evento foi presidido pelo Comandante-Geral, coronel PM Braguin, que foi acompanhado pelo Comandante do Comando Regional de Policiamento II (CRP II), coronel PM frota, e também pelo Comandante da Unidade, tenente-coronel Barros, além de vários parceiros, militares veteranos, autoridades civis, parlamentares e representantes do poder judiciário.

Parceiros, autoridades civis, parlamentares e representantes do poder judiciário recebem homenagens

Na ocasião, foram concedidas homenagens aos policiais militares que se destacaram durante o ano de 2023 no serviço operacional e administrativo, com a entrega das Medalhas Mérito Batalhão Tiradentes, Mérito de Trânsito da Polícia Militar de Rondônia / BPTRAN e Mérito Justiça e Disciplina da Corregedoria-Geral da PMRO. 

Policiais militares receberam homenagens durante o evento

Além dos combatentes, várias autoridades convidadas também foram homenageadas e agraciadas com a entrega de medalhas e o Diploma Amigo do Batalhão Tiradentes, sendo uma forma de valorizar e reconhecer o esforço dos parceiros da Corporação no município, além de demonstrar apreço e fortalecer os laços de amizade com a comunidade local.

Tenente-coronel Barros discursa para a tropa

O atual Comandante do batalhão, tenente-coronel Barros, fez um grande elogio coletivo à tropa e destacou a importância de cada policial para que o serviço da PM seja executado da melhor forma possível, agradecendo ao efetivo de forma enfática ao citar as missões e tarefas concluídas durante o ano. Emocionado, aproveitou a oportunidade para externar o sentimento de dever cumprido.

“Tenho orgulho de estar aqui com homens e mulheres que são comprometidos com o serviço e não medem esforços para serem os melhores profissionais, no melhor batalhão do mundo. Perseveramos e lutamos todos os dias para que possamos alcançar a excelência para servir e proteger”, citou. 

Anúncio

De forma eloquente e vibrante, o Comandante-Geral também se dirigiu à tropa e aos convidados em tom de agradecimento e reiterou o compromisso de  trabalhar incansavelmente para elevar o nome da PMRO através de resultados positivos, combatendo arduamente o crime e buscando incessantemente as melhorias almejadas por todos. 

Coronel Braguin, Comandante-Geral da PMRO

“Nossa missão é árdua, mas temos uma tropa firme, forte e corajosa, que não treme frente ao perigo. Eu vou lutar para que nossa missão seja cumprida, mesmo com o risco da própria vida. Não há outra forma de conseguirmos nossos objetivos, senão pelo trabalho sério, ético e pautado na legalidade, como é o padrão da nossa tropa. Hoje comemoramos o aniversário de um grande batalhão da Polícia Militar, motivo de alegria “, declarou. 

Por fim, a tropa fez o tradicional desfile militar, em seguida um jantar especial foi oferecido aos militares, familiares e convidados

Tropa do 2º BPM desfilou durante a solenidade em comemoração aos 38 anos da Unidade

Breve histórico do 2º BPM – Batalhão Tiradentes

O 2º BPM foi criado através do Decreto-Lei nº 2.667 de 10 de maio de 1985, publicado no Diário Oficial do Estado nº 821 de 15 de maio de 1985, pelo então Governador do Estado, Coronel do Exército Jorge Teixeira de Oliveira. Inicialmente, sob o comando do então capitão PM João Marcos de Araújo Braga, instalou-se em um prédio provisório situado na Rua Soldado da Borracha nº 154/S2, Bairro Urupá. 

Anúncio

Começou a exercer as atividades de Polícia Militar na rua Elias Cardoso Balau, 1010, no Bairro Jardim Aurélio Bernardi, com a designação de 2º Batalhão de Polícia Militar no dia 14 de setembro de 1985, no prédio onde atualmente está instalado o Comando Regional de Policiamento II. Após a construção de um novo pavilhão, em março de 1990, o 2º BPM foi transferido definitivamente para as suas atuais instalações. 

No dia 03 de maio de 1994, o Comandante-Geral da PMRO à época, através da Portaria nº 021/SS/LEG/PM-1, concedeu ao 2º BPM a denominação histórica de Batalhão Tiradentes, compondo a galeria de ex-comandantes os seguintes oficiais PM: tenente-coronel Jorge Honorato, tenente-coronel Ronaldo de Souza Cardoso, major Evaristo de Oliveira Mendes, tenente-coronel Fernando Luiz Brum Prettez, tenente-coronel Walter da Silva, tenente-coronel Sérgio Jacinto da Silva, tenente-coronel Walter Arnaldo Pereira Leitão, tenente-coronel Márcio Angelo Pinto, major Paulo Benevenute Tupan, tenente-coronel José Maria de Vanconcelos Filho, tenente-coronel Plínio Sérgio Cavalcanti, coronel Osiel Basílio Paradela, tenente-coronel João Severino Sena Neto e tenente-coronel Yuri Frota Ribeiro Sales. 

Atualmente o 2º BPM é comandado pelo tenente-coronel PM Eber Milton Barros de Oliveira, e conta com um efetivo total de 457 policiais militares, distribuídos de forma escalonada em três companhias, tendo a responsabilidade de executar o policiamento ostensivo em 13 localidades no Estado de Rondônia, sendo oito municípios e cinco distritos. 

Anúncio

Confira a galeria de fotos:

2023 11 03 – Aniversário de 38 anos do 2° BPM

Fonte: Diretoria de Comunicação Social da PMRO (DCOMS)

Anúncio

Texto e fotos: soldado PM Freitas Júnior

Fonte: PM/RO

Anúncio
Continue lendo
Anúncio
CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Policial

Jovem é alvejado a tiros no bairro planalto e morre enquanto recebia os primeiros socorros no Hospital Regional

Published

on

No início da noite desta segunda-feira, dia 06, um homem sofreu uma tentativa de homicídio no bairro Planalto, em Guajará-Mirim. A vítima dos disparos foi socorrida pelas guarnições da Polícia Militar que atenderam à ocorrência.

Segundo informações de testemunhas, a vítima estava no local quando dois indivíduos chegaram em uma bicicleta elétrica. Um deles sacou a arma de fogo e começou a alvejar o jovem que foi identificado como sendo Pedro Henrique de Oliveira Dias.

Após ser atingido pelos tiros, Pedro caiu ao solo agonizando. Os tiros acertaram o rosto da vítima. Ele foi socorrido por uma guarnição da Polícia Militar em estado grave para o Pronto Socorro do Hospital Regional. Entretanto, não resistiu aos ferimentos e faleceu enquanto recebia atendimento.

Anúncio

O corpo será encaminhado pelo Rabecão para o Instituto Médico Legal (IML) em Porto Velho para realização do exame de necropsia.

Fonte: Guajará Notícias

Anúncio
Continue lendo

Policial

Grupo de Inteligência de Fronteira e cooperação da polícia Boliviana, recuperou um veículo Hyundai HB 20, de cor Prata.

Published

on

A polícia militar na realização da Operação Protetor de Fronteiras e Divisas na região de Guajará Mirim, fronteira com a Bolívia, com o apoio do Grupo de Inteligência de Fronteira e cooperação da polícia Boliviana, recuperou um veículo Hyundai HB 20, de cor Prata, placa RTM6H02, que já estava do lado boliviano segundo a polícia também estava sendo desmontado e provavelmente para vender as peças. O veículo pertence a uma locadora de veículos e foi encaminhado para a base do GISF (Grupo de Inteligência de Fronteira) para ser restituído ao proprietário.

Fonte: Polícia Militar.

Continue lendo

Policial

DISS REALIZA AÇÃO DE PROMOÇÃO E PREVENÇÃO AO USO E ABUSO DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS AO EFETIVO DO BPFRON

Published

on

Visando promover uma discussão sobre o uso abusivo de álcool e outras drogas, a Diretoria de Serviço Social da PMRO recebeu na primeira quinzena do mês de março, integrantes do Batalhão de Fronteira – BPFRON para uma conversa, com a major PM Psic Tomazi.

Cerca de 25 militares, divididos em dois encontros, participaram da atividade, que abordou tecnicamente as consequências que o consumo de álcool e outras drogas trazem para a saúde, convivência familiar, social e profissional, e tiveram a oportunidade de conhecer a realidade sobre a prevenção e o tratamento para tais casos.

O consumo excessivo de álcool e outras drogas pode gerar impactos significativos na saúde física, mental e social dos indivíduos, como doenças cardiovasculares, danos ao fígado, distúrbios mentais, dependência, isolamento, conflitos familiares, prejuízos na vida funcional, entre outros.

A PMRO sabe o quão fundamental é promover a conscientização sobre os riscos associados ao uso abusivo de álcool e outras drogas, e oportuniza pela Diretoria de Serviço Social os serviços de psiquiatra, psicologia e serviço social para cuidar da tropa.

Os agendamentos para os atendimentos com o médico psiquiatra e os psicólogos podem ser realizados pelo WhattsApp da DISS: 69 98482-7137.

Anúncio

Fonte: PM/RO

Anúncio
Continue lendo

EM ALTA