+Os melhores conteúdos no seu e-mail gratuitamente. Escolha a sua Newsletter favorita do Terra. Clique aqui!
Últimas Notícias
Com mais um gol de Cristiano Ronaldo, Al-Nassr goleia Al-Shabab e avança à semifinal da Copa do Rei Saudita
Time do técnico Luís Castro aplicou goleada por 5 a 2 e deu mais um passo na competição
O Al-Nassr goleou o Al-Shabab por 5 a 2 nesta segunda-feira (11), em partida válida pelas quartas de final da Copa do Rei Saudita, no Al-Shabab Club Stadium, em Riyadh (SAU). Fofana, Mané, Ghareeb, Cristiano Ronaldo e Maran foram os autores dos gols da equipe comandada pelo técnico Luís Castro.
Com este resultado, o Al-Nassr garantiu vaga na semifinal da competição. Nos outros duelos das quartas, o Al-Hilal bateu o Al-Taawon e também se classificou, enquanto o Al-Ittihad ainda enfrenta o Al-Faisaly.
⚽COMO FOI A PARTIDA?
A partida começou com oportunidades de gol para os dois lados. Abdullah Radif teve grande chance de abrir o placar para os donos da casa, mas acabou furando na finalização e facilitando para a defesa do Al-Nassr, que tirou para escanteio. Depois, foi a vez de Cristiano Ronaldo quase tirar o zero do marcador após cobrança de falta, porém Seung-gyu Kim fez boa defesa.
Até que aos 15′, o árbitro assinalou pênalti para o Al-Shabab. O belga Carrasco, ex-Real Madrid, acabou escorregando na cobrança, e a bola foi direto para fora. Quem não faz, leva. Apenas dois minutos depois, Fofana abriu o placar para o Al-Nassr após pegar rebote da finalização de Sadio Mané.
Aos 24′, os donos da casa conseguiram o empate com Carlos Júnior. O brasileiro cabeceou sem marcação direto para o fundo da rede dos visitantes após escanteio cobrado por Carrasco. A alegria do Al-Shabab durou pouco, já que Mané colocou novamente o Al-Nassr na frente em joga de contra-atraque e tabelinha com Otávio. Nos acréscimos da primeira etapa, Ghareeb ainda marcou o terceiro dos comandados de Luís Castro.
No segundo tempo, os visitantes diminuíram relativamente a intensidade, visto que estavam com dois gols de vantagem no placar. Apesar de não se jogarem tanto ao ataque como na etapa inicial, o Al-Nassr chegou ao quarto gol aos 29′. Fofana recebeu passe de Brozovic pela esquerda e acionou Cristiano Ronaldo. O português tabelou com Otávio e estufou a rede do Al-Shabab, sem chance de defesa para Seung-gyu Kim – foi o gol de número 50 de CR7 em 2023.
Bahebri, que veio do banco de reservas, descontou aos 45′, mas ainda deu tempo para Maran marcar o quinto do Al-Nassr e sacramentar a goleada no Al-Shabab Club Stadium.
✅O QUE VEM POR AÍ?
O Al-Nassr volta a campo no dia 22 de dezembro (sexta-feira), às 15h (de Brasília), para encarar o Al-Ettifaq, no Al-Awwal Park. Já o Al-Shabab encara o Al Fateh, fora de casa, nesta sexta (15) também às 15h.
Últimas Notícias
DAS BARRANCAS DO PACAÁS À VICE-PRESIDÊNCIA DA OSR; EXTRATIVISTASE DESTACA E GANHA ESPAÇO
Nascido nos barrancos do majestoso Rio Pacaás Novos, no município de Guajará-Mirim, fronteira com a Bolívia, Ronaldo Ferreira Lins, o Lins, tem 52 anos de idade e é filho de Rômulo Lins, o Papacho, e Raimunda Ferreira Lins, pioneiros da região. Aos 14 anos mudou-se para Guajará-Mirim, mas nunca se afastou do berço natal matendo constante e permanente relação com aquela comunidade.
Serviu o,Exército Brasileiro no hoje 6° BIS tendo chegado à patente de 2° Sargento e em seguida indo para a reserva remunerada.
Sempre ligado às causas do povo extrativista, Lins iniciou uma luta heróica em favor daquele povo e com o objetivo de promover a igualdade social e econômica dos extrativistas, respeitando o meio ambiente e preservando nossa floresta. Dentre seus principios sempre esteve o de promover o bem estar social dos povos da floresta, através da 7valorização de seus produtos e da preservação ambiental.
A Assembleia Geral da Organização dos Seringueiros de Rondônia (OSR) também abriu espaço para emplacar novos nomes de extrativistas do município de Guajará-Mirim, graças aos esforços de Lins e seus companheiros, o que resultou com Ademir Melo de Souza, 1° Tesouseiro; Paulo da Silva Costa, 1• Conselheiro Fiscal; Maria Aparecida Gonçalves de Souza, Secretária da Mulher; Jorrana Rodrigues Pantoja, Secretária da Juventude; e José Avillaneda Amuntary, Secretário da Igualdade Racial.
Para o novo Vice-presidente da OSR, “É possível sim o homem viver em harmonia com a floresta, vivendo na floresta, da floresta e com a floresta”.
Fonte: Guajaráemfoco
Últimas Notícias
JAILTON DELOGO FALA QUE FILME HÁ SINAIS EMOCIONOU PORTO VELHO E REAFIRMOU A FORÇA DA INCLUSÃO.
Estreou, no último dia 27 de novembro, no Espaço Taperi, em Porto Velho, o filme Há Sinais, uma produção que já nasce histórica por colocar as pessoas com deficiência no centro da criação, da narrativa e da execução. Com grande parte da equipe formada por profissionais com deficiência auditiva, o curta demonstra com força e sensibilidade, que a arte acessível é não só possível, mas necessária.
A narrativa conta a trajetória de Marcelo, um jovem com deficiência auditiva que enfrenta as dores universais da vida, perdas, dúvidas, amadurecimento, somadas aos desafios da comunicação e da falta de inclusão. Na adolescência, ele perde o pai, o que aprofunda suas dificuldades, mas não o impede de avançar. Com resiliência, Marcelo supera barreiras que muitas vezes a sociedade nem percebe, trazendo as telas uma verdade que toca e ensina.
Um dos grandes méritos do filme é sua construção inteiramente em Libras. A câmera valoriza os gestos, a expressividade facial e a comunicação corporal, elementos centrais da linguagem desse público. A obra transforma o visual em sentimento e aproxima a plateia da riqueza dessa forma de diálogo.
Jailton ressalta que o filme transforma a linguagem visual, permitindo a compreensão, a profundidade da comunicação não verbal.
“Outro diferencial marcante é o cuidado em tornar a obra plenamente acessível também às pessoas com deficiência visual. Todas as cenas contam com recursos audiovisuais que descrevem ambientes, ações e emoções, garantindo que o filme seja compreendido em sua totalidade por quem depende da audiodescrição e inovam em um cenário onde o cinema raramente oferece oportunidades. Estão de parabéns o diretor Édio Wilians e o produtor Chicão Santos pela coragem e pelo compromisso com a inclusão.”, completou o Dr.
Vale lembrar que a produção gerou cerca de 43 empregos diretos e indiretos, abrindo espaços para profissionais com deficiência que raramente encontram portas abertas no mercado tradicional. Portanto, uma resposta contundente à falta de representatividade no cinema brasileiro.
O Momento da Inclusão, quadro reconhecido por destacar ações que ampliam a visibilidade das pessoas com deficiência, deu espaço especial à estreia do filme, reforçando sua relevância cultural e social.
A estreia no Espaço Taperi, localizado na Rua Franklin Tavares, 1357, no bairro Olaria, foi apenas o começo. A equipe planeja levar Há Sinais para o interior do estado, com exibições previstas em Guajará-Mirim e nos distritos de Porto Velho.
Há Sinais nasce como obra cinematográfica e cresce como manifesto de igualdade. Um lembrete de que, quando a inclusão é real, a arte floresce, e todos ganham.
Este filme chega como um recado poderoso, pois, quando a sociedade oferece espaço, o talento e humanidade aparecem. E a mensagem é clara, é possível vencer as dificuldades quando a acessibilidade deixa de ser exceção e passa a ser regra.
Se você deseja acompanhar ou saber mais sobre o tema “Pessoa com Deficiência”, basta acessar o perfil @jailtondelogo.
Fonte:Guajaraemfoco
Últimas Notícias
EXTRATIVISTAS MANTÊM TRADIÇÃO E ULTIMO CAFÉ DO ANO ACONTECE DIA 21
O Movimento Extrativista de Guajará-Mirim, que luta por conquistas e manutenção das tradições deste povo que era antes chamados de Seringueiros, há anos mantém um evento criado para reunir o povo extrativista e seus descentes em um Café dos Extrativistas realizado de forma compartilhada e normalmente uma vez por mês e pontos da cidade e, às vezes, nas áreas rural ou ribeirinha.
Para fechar o ano de 2025, a Coordenação do evento definiu para o próximo dia 21 deste mês de dezembro e no Clube da PM.
O site Guajará Notícias, que normalmente cobre o evento, parabeniza os líderes do movimento e destaca as figuras de José Maria dos Santos, José Wilson Lima, o Boneco, ambos da velha geração, e José Avilhaneda Amontari, Angélica Santos e tantos outros da nova geração, que lutam contra todas as dificuldades e obstáculos, para manter viva a chama do amor do seu povo na defesa de seus territórios e manutenção das tradições que fazem parte importante da nossa história.
Fonte:Guajaraemfoco
