Últimas Notícias
CASO 123 MILHAS Reembolso de passagens aéreas para 2024 por meio de vouchers é abusivo, diz Procon Assembleia | ALE-RR
Com o cancelamento de todas as passagens aéreas da linha “promo” – com datas flexíveis – da empresa 123 Milhas, de setembro a dezembro de 2023, restou a dúvida para quem adquiriu bilhetes da agência para 2024: será que vou conseguir viajar?
A empresa informou aos clientes com reservas a partir de janeiro, caso desejem, que também podem solicitar seu reembolso por meio de vouchers, uma espécie de vale que será parcelado no valor da compra, acrescidos de correção monetária ao mês de 150% do CDI, o qual o consumidor poderá gastar apenas no site da empresa, no período de até 36 meses.
No entanto, a diretora do Procon Assembleia, Mileide Sobral, alerta que essa forma de reembolso é tida como “abusiva”, tendo em vista que a escolha, nesse caso, caberia ao cliente, pelo fato de a empresa não ter cumprido o prometido.
Atualmente, a 123 Milhas passa por um processo de recuperação judicial, e alegou que a medida foi uma maneira de superar o momento “e propor uma saída de viabilidade financeira”. A empresa também garantiu que irá apresentar um plano para os credores, para se preservar e quitar seus compromissos.

“Esse processo de recuperação judicial está suspenso na vara em que tramita, em Minas Gerais, por haver a necessidade de se realizar uma perícia para saber quais as reais condições de funcionamento da empresa. Isso, inclusive, já havia sido debatido antes mesmo de entrar nesse processo, devido aos preços muito abaixo dos praticados normalmente no mercado. Após essa perícia, eles irão analisar qual será o plano de recuperação e se os consumidores vão ser ressarcidos dentro do prazo estipulado. Nada impede que os consumidores que se sentirem prejudicados entrem na Justiça”, explicou Sobral.
A professora Elilma Vasconcelos foi um dos milhares de clientes lesados pela empresa. Ela e seus dois filhos se planejaram o ano inteiro para comprar as passagens, na linha “promo”, com destino a Salvador e Porto Seguro, na Bahia, para janeiro de 2024. Até o momento, ninguém recebeu o localizador, o código que garante as reservas.

“Eu fiquei um tanto decepcionada, até porque já temos reservas em hotéis, além de uma questão um pouco afetiva: a gente não conhece a Bahia. Por ser professora de geografia, tem toda essa questão de curiosidade de complementaridade. Isso é algo que a gente conversa muito aqui em casa e meus filhos gostam muito de história e de geografia. É o local por onde começou o processo de formação territorial do Brasil, e sempre tivemos vontade de conhecer”, frisou.
Desapontada e sem obter respostas claras da empresa, ela já descartou a possibilidade de viajar pela 123 Milhas, mas busca por passagens diretamente com as companhias aéreas. A professora disse ainda que espera que a Justiça tome as providências.
“Agora a gente precisa correr atrás do prejuízo, e buscar alternativas. Estamos procurando passagens, e em cima da hora os valores são muito mais elevados que o de costume. Saindo de Boa Vista está, praticamente, impossível. Mas ainda não descartei a possibilidade de viajar. Com relação a 123 Milhas, não temos mais nenhum tipo de esperança, porque foi um golpe mesmo. Já acionei a Justiça, e o que a gente quer, de fato, é não perder tanto. Espero que as autoridades se empenhem de uma forma mais efetiva em relação a esse tipo de golpe, para que não ocorra mais, e que sejam mais enfáticas no sentido de tentar solucionar o nosso problema, pois a empresa não pode sair ilesa disso, tendo em vista que nós, consumidores, fomos os mais prejudicados”, concluiu.
Osvaldo Teixeira é proprietário de uma agência de viagens localizada na zona Oeste de Boa Vista. Há 12 anos trabalhando com a emissão de passagens aéreas por meio das companhias e do ramo de milhagens, ele alerta que o cliente sempre deve desconfiar de valores baixos e ter sempre a segurança em comprar pessoalmente pela agência.

“Passagem abaixo do valor de mercado já é uma indicação preocupante, porque quando você vê uma passagem aérea em um site no valor de mil reais, e vai à agência, ou é o mesmo valor ou é um pouquinho menos, raramente é um pouco mais. A diferença de comprar numa agência é que, quando se compra por ela, você tem um anjo da guarda para te ajudar caso o voo seja cancelado ou seja modificada alguma coisa, o agente vai te ajudar sem você precisar sair de casa, e ir até algum balcão de aeroporto para fazer uma correção ou ajuste”, explicou.

“Pesquise preços e a confiabilidade das empresas, principalmente agora, no fim do ano, que a gente sabe que não tem valores muito acessíveis aos consumidores. O cliente deve ter alguma noção de que se deve buscar mais informações, não só nas agências, como nos próprios sites das companhias aéreas”, orientou Sobral.
Para mais informações o Procon Assembleia atende de forma presencial e remota. O órgão funciona na Superintendência de Programas Especiais, na Avenida Ataíde Teive, 3510, bairro Buritis, em horário comercial, de segunda a sexta-feira, pelo número 98401-9465 ou no site al.rr.leg.br/procon.
Texto: Suzanne Oliveira
Fotos: Nonato Sousa/ Jader Souza
SupCom ALE-RR
Últimas Notícias
DAS BARRANCAS DO PACAÁS À VICE-PRESIDÊNCIA DA OSR; EXTRATIVISTASE DESTACA E GANHA ESPAÇO
Nascido nos barrancos do majestoso Rio Pacaás Novos, no município de Guajará-Mirim, fronteira com a Bolívia, Ronaldo Ferreira Lins, o Lins, tem 52 anos de idade e é filho de Rômulo Lins, o Papacho, e Raimunda Ferreira Lins, pioneiros da região. Aos 14 anos mudou-se para Guajará-Mirim, mas nunca se afastou do berço natal matendo constante e permanente relação com aquela comunidade.
Serviu o,Exército Brasileiro no hoje 6° BIS tendo chegado à patente de 2° Sargento e em seguida indo para a reserva remunerada.
Sempre ligado às causas do povo extrativista, Lins iniciou uma luta heróica em favor daquele povo e com o objetivo de promover a igualdade social e econômica dos extrativistas, respeitando o meio ambiente e preservando nossa floresta. Dentre seus principios sempre esteve o de promover o bem estar social dos povos da floresta, através da 7valorização de seus produtos e da preservação ambiental.
A Assembleia Geral da Organização dos Seringueiros de Rondônia (OSR) também abriu espaço para emplacar novos nomes de extrativistas do município de Guajará-Mirim, graças aos esforços de Lins e seus companheiros, o que resultou com Ademir Melo de Souza, 1° Tesouseiro; Paulo da Silva Costa, 1• Conselheiro Fiscal; Maria Aparecida Gonçalves de Souza, Secretária da Mulher; Jorrana Rodrigues Pantoja, Secretária da Juventude; e José Avillaneda Amuntary, Secretário da Igualdade Racial.
Para o novo Vice-presidente da OSR, “É possível sim o homem viver em harmonia com a floresta, vivendo na floresta, da floresta e com a floresta”.
Fonte: Guajaráemfoco
Últimas Notícias
JAILTON DELOGO FALA QUE FILME HÁ SINAIS EMOCIONOU PORTO VELHO E REAFIRMOU A FORÇA DA INCLUSÃO.
Estreou, no último dia 27 de novembro, no Espaço Taperi, em Porto Velho, o filme Há Sinais, uma produção que já nasce histórica por colocar as pessoas com deficiência no centro da criação, da narrativa e da execução. Com grande parte da equipe formada por profissionais com deficiência auditiva, o curta demonstra com força e sensibilidade, que a arte acessível é não só possível, mas necessária.
A narrativa conta a trajetória de Marcelo, um jovem com deficiência auditiva que enfrenta as dores universais da vida, perdas, dúvidas, amadurecimento, somadas aos desafios da comunicação e da falta de inclusão. Na adolescência, ele perde o pai, o que aprofunda suas dificuldades, mas não o impede de avançar. Com resiliência, Marcelo supera barreiras que muitas vezes a sociedade nem percebe, trazendo as telas uma verdade que toca e ensina.
Um dos grandes méritos do filme é sua construção inteiramente em Libras. A câmera valoriza os gestos, a expressividade facial e a comunicação corporal, elementos centrais da linguagem desse público. A obra transforma o visual em sentimento e aproxima a plateia da riqueza dessa forma de diálogo.
Jailton ressalta que o filme transforma a linguagem visual, permitindo a compreensão, a profundidade da comunicação não verbal.
“Outro diferencial marcante é o cuidado em tornar a obra plenamente acessível também às pessoas com deficiência visual. Todas as cenas contam com recursos audiovisuais que descrevem ambientes, ações e emoções, garantindo que o filme seja compreendido em sua totalidade por quem depende da audiodescrição e inovam em um cenário onde o cinema raramente oferece oportunidades. Estão de parabéns o diretor Édio Wilians e o produtor Chicão Santos pela coragem e pelo compromisso com a inclusão.”, completou o Dr.
Vale lembrar que a produção gerou cerca de 43 empregos diretos e indiretos, abrindo espaços para profissionais com deficiência que raramente encontram portas abertas no mercado tradicional. Portanto, uma resposta contundente à falta de representatividade no cinema brasileiro.
O Momento da Inclusão, quadro reconhecido por destacar ações que ampliam a visibilidade das pessoas com deficiência, deu espaço especial à estreia do filme, reforçando sua relevância cultural e social.
A estreia no Espaço Taperi, localizado na Rua Franklin Tavares, 1357, no bairro Olaria, foi apenas o começo. A equipe planeja levar Há Sinais para o interior do estado, com exibições previstas em Guajará-Mirim e nos distritos de Porto Velho.
Há Sinais nasce como obra cinematográfica e cresce como manifesto de igualdade. Um lembrete de que, quando a inclusão é real, a arte floresce, e todos ganham.
Este filme chega como um recado poderoso, pois, quando a sociedade oferece espaço, o talento e humanidade aparecem. E a mensagem é clara, é possível vencer as dificuldades quando a acessibilidade deixa de ser exceção e passa a ser regra.
Se você deseja acompanhar ou saber mais sobre o tema “Pessoa com Deficiência”, basta acessar o perfil @jailtondelogo.
Fonte:Guajaraemfoco
Últimas Notícias
EXTRATIVISTAS MANTÊM TRADIÇÃO E ULTIMO CAFÉ DO ANO ACONTECE DIA 21
O Movimento Extrativista de Guajará-Mirim, que luta por conquistas e manutenção das tradições deste povo que era antes chamados de Seringueiros, há anos mantém um evento criado para reunir o povo extrativista e seus descentes em um Café dos Extrativistas realizado de forma compartilhada e normalmente uma vez por mês e pontos da cidade e, às vezes, nas áreas rural ou ribeirinha.
Para fechar o ano de 2025, a Coordenação do evento definiu para o próximo dia 21 deste mês de dezembro e no Clube da PM.
O site Guajará Notícias, que normalmente cobre o evento, parabeniza os líderes do movimento e destaca as figuras de José Maria dos Santos, José Wilson Lima, o Boneco, ambos da velha geração, e José Avilhaneda Amontari, Angélica Santos e tantos outros da nova geração, que lutam contra todas as dificuldades e obstáculos, para manter viva a chama do amor do seu povo na defesa de seus territórios e manutenção das tradições que fazem parte importante da nossa história.
Fonte:Guajaraemfoco
