Connect with us

Educação

VITÓRIA: Primeira aluna surda linguística conclui curso no campus da UNIR de Guajará-Mirim-RO.

Published

on

De família humilde e enfrentando diversas barreiras para conseguir estudar, a universitária Suziane Viriato de Araújo é a primeira surda linguística a se formar no campus da Unir de Guajará-Mirim. Ela defenderá o seu Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) de Letras nesta quinta-feira,16, no auditório da biblioteca da instituição.Universitária Suziane Viriato de Araújo é a primeira surda linguística a se formar no campus da Unir de Guajará-Mirim.O tema da pesquisa na área linguística é “Cultura Surda em Diálogo com a Onomástica: registro em Libras e análise de sinais-nome de funcionários da Unir/CGM”.

Ela merece todas as nossas homenagens pelo esforço fenomenal que teve para concluir a sua formação”, afirma a professora Ednéia Bento de Souza, orientadora acadêmica, tradutora e intérprete de Libras.

SUZANE VIRIATO

Advertisement

A universitária, segundo a orientadora, lutou até o fim contra o preconceito e a falta de acessibilidade linguística no início do curso, época em que não tinha intérprete de Libras.“Podemos dizer que é praticamente uma linguista que precisa ser vista como espelho para outros surdos lutarem pelo seu espaço na sociedade”, pontuou, acrescentando que os surdos de Guajará-Mirim precisam desse estímulo para conseguirem também, a exemplo de Suziane, superar as barreiras para atingirem seus objetivos.A professora orientadora Ednéia Bento (foto) desta o esforço da universitária para conseguir concluir a formação.

A professora orientadora Ednéia Bento (foto) desta o esforço da universitária para conseguir concluir a formação.

A orientadora relatou que a aluna só precisava escrever um artigo de 10 a 15 páginas, mas Suziane tinha tanto conteúdo, disciplina e esforço que o seu TCC é quase uma dissertação de mestrado – são mais de 40 páginas. “É uma moça de família humilde, como a maior parte da nossa clientela de Guajará-Mirim”, destacou.De acordo com Ednéia, a maioria dos acadêmicos da Unir/Guajará sofre por falta de transporte público. “Para conseguir estudar vão de bicicleta”, disse. Os curso são na parte da tarde.Ela destaca que este é um evento importante para a cidade de Guajará-Mirim, lugar que carece de investimento em educação, mas que também merece reconhecimento pelas vitórias alcançadas. “Por fim, quero parabenizar os professores do Departamento de Letras da UNIR porque esta vitória é conjunta”.

Fonte: Rondoniaovivo

Advertisement
Continue lendo
Advertisement

Educação

Rondônia tem duas equipes na maior competição de empreendedorismo na escola do país

Published

on

O Desafio Liga Jovem, competição nacional para o desenvolvimento de soluções transformadoras a partir do empreendedorismo e do uso da tecnologia, tem representantes de Rondônia em seu evento final, que ocorre esta semana em São Paulo. O Sebrae em Rondônia está apoiando a participação de duas equipes de alunos do Instituto Federal de Rondônia (Ifro) do Campus de Guajará-Mirim.A semifinal e a final de todo o Desafio Liga Jovem ocorrem durante os dias 23 e 24 durante o evento Bossa Summit, mas os estudantes cumprem uma agenda de visitas técnicas ao longo da semana.Durante a competição, as equipes inscritas participam de missões on-line e presenciais, que incluem palestras, oficinas e sessões de mentoria com conteúdos didáticos sobre temas ligados à inovação e ao empreendedorismo com tecnologia. Ao fim, todos os participantes recebem um certificado de conclusão do curso.“A ideia é que toda essa atuação apoie a criação de soluções para resolver problemas da escola e/ou comunidade em que estão inseridos os participantes, envolvendo ferramentas tecnológicas, como aplicativo, site, jogo eletrônico, redes sociais, plataforma ou outras tecnologias, e essa experiência final é algo de muita relevância, pois estaremos entre tantas iniciativas do país todo”, diz Rita de Cássia, analista do Sebrae e gestora do projeto em Rondônia.Duas equipes do Ifro de Guajará-Mirim representam Rondônia nesta etapa. A Wari Ko Wakran é integrada por Luna Compolina Monteiro Melo, Victória dos Santos Gonçalves, Ana Julia Sampaio Stelzenberger, Wernnon Lucas Santos Ruiz e Antonio Fernandes de Souza Neto, e tem como professor orientador Ranieri Braga dos Santos.A equipe Double Fisrt é composta por Talison Justiniano da Silva, Ronald Deivid Alves Domiciano, Henrique Marques Fortes, Rafael da Silva Maia, e o professor é Higor dos Santos Santana.A importância da participação de estudantes de Rondônia é algo muito expressivo e faz parte de uma grande estratégia do Sebrae em disseminar a cultura empreendedora já na sala de aula. Desde o projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos, passando pela Educação Empreendedora no ensino médio e universitário, a intenção é sempre criar cidadãos proativos para melhorar a nossa sociedade.

Fonte:ro.agenciasebrae.com.br

Continue lendo

Educação

Cronograma para entrega dos kits escolares:
ÁREA URBANA

Published

on

Cronograma para entrega dos kits escolares:
ÁREA URBANA
Início das entregas acontecerá nesta próxima SEXTA-FEIRA (10 de fevereiro).

Horário e local:
• Escola MARIA LIBERTY -Local da entrega dos kits para os alunos desta escola será na própria escola MARIA LIBERTY às 08h30.

• Escola SALOMÃO SILVA – Local da entrega dos kits para os alunos desta escola será na própria escola SALOMÃO SILVA às 9h30.

• Escolas JOSÉ CARLOS NERY e CÂNDIDA MARIA – Local da entregada dos kits para os alunos dessas duas escolas será na escola JOSÉ CARLOS NERY às 10h30.

Advertisement

• Escola JESUS PÉREZ – Local da entrega dos kits para os alunos desta escola será na própria escola JESUS PÉREZ às 11h30.

• Escolas FLORIZA BOUEZ e IRMÃ HILDA- Local da entrega dos kits para os alunos dessas duas escolas será na escola FLORIZA BOUEZ às 14h00.

• Creche BADER MASSUD e escola ADMA LEAL – Local da entrega dos kits para os alunos dessas duas escolas será na CRECHE BADER MASSUD às 15h00.

Advertisement

• Escolas ALMIRANTE TAMANDARÉ e SAUL BENESBY – Local da entrega dos kits para os alunos dessas duas escolas será na escola ALMIRANTE TAMANDARÉ às 16h00.

  • SÁBADO (11) e SEGUNDA-FEIRA (13)
    Continuaremos com a entrega dos kits nas escolas da área urbana seguindo o mesmo cronograma a cima, porém o horário será das 08h00 as 18:00. ÁREA RURAL/ SÁBADO A entrega dos kits para os alunos da área rural será neste próximo SABADO (11/02).
  • Escola do KM 22 (às 08h30)
  • Escola do KM 70 (às 10h30)
  • Escola do KM 42 (às 12h30)
  • Escola da Comara (às 14h00)
  • Escola do distrito do IATA (às 16h00)

SEGUNDA-FEIRA (13/02)

  • Entrega dos kits dos alunos da escola municipal do distrito de SURPRESA (às 08:30)

Qualquer dúvida, entre em contato com o gestor/ Diretor(a) da sua escola.

Continue lendo

Educação

𝙅𝙤𝙫𝙚𝙣𝙨 𝙀𝙨𝙩𝙪𝙙𝙖𝙣𝙩𝙚𝙨 𝙙𝙤 𝙄𝙁𝙍𝙊 𝙙𝙚 𝙂𝙪𝙖𝙟𝙖𝙧𝙖-𝙈𝙞𝙧𝙞𝙢,𝙨𝙖𝙤 𝙙𝙚𝙨𝙩𝙖𝙦𝙪𝙚𝙨 𝙣𝙖𝙘𝙞𝙤𝙣𝙖𝙡.

Published

on

JOVENS ESTUDANTES, DO IFRO DE GUAJARÁ-MIRIM, SÃO DESTAQUE NACIONAL.

O SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) no mês de outubro de 2022 lançou o Desafio Liga Jovem em que equipes de estudantes de todo Brasil, entre 9º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio, inscreveram-se para criação de projetos com o intuito de resolver um problema de sua comunidade e/ou escola. Os grupos deveriam desenvolver ideias para solucionar a questão de maneira arrojada, além de utilizar algum tipo de tecnologia, seja aplicativos, plataformas e outros. Dentre os inscritos está a equipe do IFRO Guajará-Mirim Wari Ko Wakran, composta por Wernnon Lucas Santos Ruiz, Vitória Gonçalves, Ana Júlia Stelzanberger, Luna Campolina, Antônio Fernandes orientada pelo professor Ranieri Braga. Os acadêmicos de técnico em informática do instituto prototiparam um sistema que descreve pontos importantes da cidade em três línguas: português, espanhol e Wari. O aplicativo foi nomeado como “Me achei” e objetiva auxiliar uma maior diversidade populacional que vive e passa pela cidade. A equipe Wari Ko Wakran foi selecionada entre as 100 melhores equipes do Brasil e participarão da semifinal em São Paulo que escolherá os 06 grupos que irão para Madrid, Espanha.
Um grande feito para jovens que estão concluindo o ensino médio e um despertar para a vida acadêmica Universitária; sendo da cidade de Guajará-Mirim e estando tão distante dos grandes centros, mostra a capacidade cosmopolita que se faz unir pela internet e desenvolver por igual todo o nosso Brasil.
PARABÉNS AO ORIENTADOR E AOS ACADÊMICOS POR ELEVAR O NOME DO INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS GUAJARÁ-MIRIM.

𝙁𝙤𝙣𝙩𝙚;𝙂𝙪𝙖𝙟𝙖𝙧𝙖𝙚𝙢𝙛𝙤𝙘𝙤

Advertisement
Continue lendo

EM ALTA