Recrutamento: dicas práticas para sua primeira seleção

0
54

Recrutamento depende de uma série de fatores para ser realmente eficaz. Fazer a primeira seleção de profissionais da sua carreira para compor a empresa dá um certo frio na barriga e insegurança, é normal.

Uma vez que, é necessário acertar e contratar os melhores profissionais para oferecer bons resultados para a empresa e essa responsabilidade naturalmente pesa sobre os ombros.

Para auxiliar, elencamos dicas práticas de como acertar no recrutamento e contratar os melhores profissionais para compor o quadro da empresa.

5 dicas práticas para um recrutamento de sucesso

Elencamos dicas que são fáceis de aplicar para que seu recrutamento seja um sucesso total, confira a seguir.

1.  Defina o perfil procurado

É indispensável já lançar a vaga definindo o perfil de profissional que deseja para compor a equipe.

Sabendo o perfil de profissional que a empresa deseja contratar, é possível ter melhores resultados no processo de seleção.

Uma vez que, a vaga já será anunciada com as características explícitas, demonstrando o perfil de colaborador que a empresa busca.

+  Ji-Paraná - Policial Civil é morto a tiros, e assassino é capturado minutos após o crime

2.  Defina minuciosamente o processo seletivo

É importante definir quais métodos serão usados nas entrevistas e quais são as etapas de seu processo seletivo.

Cada etapa tem um objetivo específico a se cumprir, possibilitando que funcione para definir quais são os candidatos que estão mais aptos e quais não devem passar para as próximas fases.

A seleção é o primeiro contato do recrutador com os interessados, alguém sairá do recrutamento como novo contratado.

Por isso, é preciso mostrar o perfil da empresa. Começar na hora, ter um planejamento detalhado, tudo faz diferença na experiência de quem está sendo selecionado e na imagem que a empresa deixa para cada um dos potenciais novos funcionários.

3.  Aceite indicações para o processo seletivo

Muitas vezes, a sua equipe conhece profissionais excelentes para o perfil desejado. Por isso, aceitar indicações e colocar esses profissionais entre os demais no processo seletivo permite uma chance e demonstra que RH respeita e valoriza sua equipe.

+  Casal é preso com 745 quilos de maconha em propriedade rural de Rondônia

Isso não significa que os indicados obrigatoriamente precisam ser contratados. Mas dá a bons profissionais uma chance de se destacar no processo seletivo.

4.  Diversidade é importante

Dar uma oportunidade aos profissionais mais jovens que se destacaram durante o recrutamento, por exemplo, é importante para renovar a empresa.

Dar uma chance para profissionais que não seguem o mesmo público que os já contratados amplia a diversidade na empresa e possibilita um intercâmbio valioso.

Quando a contratação é assertiva e dá chance aos diferentes, é possível ter um ótimo resultado na oxigenação da empresa.

Possibilitando novas ideias, novas práticas e também uma evolução da empresa que se moderniza ao receber novas visões profissionais após a contratação de novos colaboradores.

5.  Ofereça vantagens

Um profissional que se destaca no mercado quer um emprego que lhe dê vantagens, seja um ótimo salário, programa de benefícios, férias mais longas, quais benefícios a empresa quer oferecer?

É fundamental ter um plano para que o novo colaborador se interesse pela vaga e queira dar o seu melhor durante a rotina de trabalho para se manter no cargo.

+  CAIXA Tem suspende pagamentos do auxílio emergencial no final de semana

Aprenda sobre técnicas de recrutamento

Para se sentir seguro na hora de realizar o recrutamento de seus profissionais, é indispensável trabalhar em si mesmo.

Invista em adquirir conhecimento prático sobre recrutamento. Aprenda mais sobre o tema e treine em casa. Certamente estar seguro é importante para fazer um bom trabalho.

O curso RH na Prática te ensina absolutamente tudo que precisa saber para se destacar e ser um bom recrutador. Portanto, é uma formação prática e completa que te prepara para iniciar sua jornada de recrutamentos e ter uma boa performance no processo e na decisão de qual é o melhor profissional para seu time.

Deixe um comentário