Guajará Mirim

A IMPORTÂNCIA DADA À CULTURA DO ESPORTE

Published

on

Somente no próximo fim de semana, os guajaramirenses participarão de dois eventos esportivos que deverão reunir centenas de pessoas de várias faixas etárias. A “1ª Corrida de Rua da PF”, organizada pela Polícia Federal (10km e 05 km), e a “Volta da Serrinha”, em comemoração aos seis anos da criação do grupo de ciclismo “Nos Trilhos do Pedal”.
Outros eventos já ocorreram este ano, com destaque para a tradicional “Corrida da Infantaria”, organizada pelo 6º Batalhão Especial de Fronteira (6º BIS), realizada no dia 21 de maio.
A programação esportiva para o segundo semestre, destaca ainda a “Corrida da Serra dos Parecis”, em homenagem ao mais belo cartão postal da Pérola do Mamoré, a realização de torneios de Voleibol no parque-circuito e os campeonatos interbairros que animam os finais de semana dos Guajamirenses.
O Corpo de Bombeiros em parceria com outras instituições realiza anualmente o “Bike Trilha”, evento que reúne o maior número de ciclistas da Região Norte e ganhou destaque no cenário estadual. E o Trekking de Aventura é uma modalidade que atrai cada vez mais participantes, tendo principalmente como cenário, as belezas naturais da Serra dos Parecis, ou o traçado da antiga Estrada de Ferro Madeira Mamoré.
Guajará-Mirim é uma cidade que se movimenta, corre, pedala, pratica uma infinidade de modalidades esportivas, e não fica restrita apenas ao “futebol”, como ocorre com o município de Nova Mamoré, onde a última corrida de rua ocorreu em 2014, organizada pelo SESC/RO.
Sucessivas administrações passam e o futebol reina absoluto, como se fosse a única modalidade esportiva existente. Organizam-se torneios e campeonatos rurais de futebol de campo, soçaite e futebol de salão. Nas escolas, não é diferente, o futebol de salão é a atividade esportiva por excelência das aulas práticas da disciplina de Educação Física.
Nos três últimos anos, Nova Mamoré sediou uma das etapas do campeonato estadual de ciclismo, inclusive com vultosos patrocínios, mas, não investe na formação de atletas locais. Neste ano, dos mais de cem participantes do evento, não havia um único atleta representando Nova Mamoré.
Após a realização da prova amplamente divulgada em sites noticiosos e até na televisão, não se fala mais em ciclismo em Nova Mamoré, até a realização da nova etapa do próximo ano. Sem investimentos públicos na formação de atletas e estruturas de treinamentos adequadas, dificilmente teremos ciclistas, corredores, jogadores de vôlei e adeptos de outras modalidades esportivas competindo no cenário estadual.
Diante deste cenário apático, a única iniciativa da administração pública municipal na formação de atletas, fora da bolha do futebol, vem da parceria firmada com a Academia Kodokan de Judô, com setenta atletas inscritos e que já formou vários atletas com destaque no cenário estadual e até nacional.
Neste fim de semana, inúmeros atletas do Berço do Madeira estarão participando pelas ruas da Pérola do Mamoré de mais uma corrida de rua que engrandece o espírito esportivo dos Guajamirenses. Em Nova Mamoré, a cultura do esporte ficou restrita à realização de campeonatos e torneios de futebol e isso nos empobrece como cidadãos.
Investir regularmente na organização de eventos esportivos de diversas modalidades é premissa básica para o surgimento de novos talentos e melhora na qualidade de vida da população. Nova Mamoré com suas paisagens naturais exuberantes, pode se tornar referência dos esportes radicais, como o “Trekking de Vila Murtinho”, uma viagem na História do Berço do Madeira, ou a volta ciclista de Vila Murtinho, entre tantas outras iniciativas.
Simon O. dos Santos.

EM ALTA

Sair da versão mobile