Connect with us

Últimas Notícias

A CRÔNICA DO DIA ENVERGONHA O BERÇO DO MADEIRA

Published

on


A crônica de hoje será duríssima, segurem-se, aos mais sensíveis do Berço do Madeira pode até provocar vertigem. A outros, pouco importa, não é com eles e nem com os seus, assim segue a pacata vida dos Berçomadeirenses, ricos em gado e em leite, e agora plantadores de lavoura.
O Serviço de Orientação Escolar é a ponte entre escola e comunidade de pais, responsável por entre outras atividades pedagógicas, cuidar da frequência dos alunos no ambiente escolar. A visita às famílias, cujos filhos estão infrequentes, é prática necessária para o retorno de tais alunos. Bom, feitas as considerações devidas, vamos ao fato, ocorrido em uma dessas visitas do serviço de orientação escolar à residência de uma determinada família, cujo filho estava ausente da escola.
Mesmo orgulhosos e alardeando aos quatro ventos que o Berço do Madeira é uma das regiões de Rondônia que mais produz carne e leite bovinos, tal fato escancara outra realidade que ninguém alardeia e que não aparece nas estatísticas oficiais e nem na imprensa.
Feitas estas digressões, voltemos à visita do serviço de orientação escolar á família do aluno ausente. A residência localizada nos arredores da cidade, afastada do dinheiro cheirando a gado que corre nos bairros mais centrais, era pequena e muito simples, construída de madeira reutilizada.
A mãe da criança recebeu o serviço de orientação escolar, lagrimejante e visivelmente envergonhada, com as mãos e braços sujos de fuligem de carvão. Nos disse que não tinha gás de cozinha e que estava cozinhando o parco almoço em um fogareiro à carvão no quintal. Humildemente, nos convidou para entrar, dizendo que não tinha nenhuma fonte de renda, sobrevivendo de favores dos caridosos. Antes que falássemos o motivo da visita, ela nos disse que nos últimos dias, o filho não estava frequentando a escola, porque não tinha condições econômicas de lhe comprar um par de chinelos, e que ele já tinha até se acostumado a andar descalço. Roupas, recebera algumas em doação.
O serviço de orientação escolar é andarilho, e por essas andanças já ouvira de tudo sobre a ausência de alunos: doenças, falta de fardamento, negligência dos pais ou responsáveis, entre outras desculpas esfarrapadas ou não. Mas, esta foi a primeira vez que ouviu uma mãe de aluno justificar a ausência do filho no ambiente escolar, porque ele não tinha chinelos, sapatos ou algo similar, e que possivelmente, a curto ou médio prazos não teria condições de comprar-lhe, pois a pouca renda disponível era para adquirir alimentos.
Chorosa e com as mãos sujas de carvão, olhando para a linha do horizonte, ou para o nada, nos falou envergonhadamente: “qual a mãe que vê seu filho indo descalço para escola, eu não suportaria tamanha vergonha”. E assim, mesmo descalço, o Berço do Madeira continua se orgulhando e alardeando suas riquezas.

Fonte: Guajara em Foco

Autor: Simon O. dos Santos

Continue Reading

Últimas Notícias

Pré-Candidato a prefeito fala em expectativa de mudanças para Guajará-Mirim nos próximos anos

Published

on

Após assumir a condição de pré-candidato a prefeito do segundo mais antigo e também o mais rico de histórias e tradições do Estado de Rondônia, o município de Guajará-Mirim, na fronteira com a Bolívia, o jovem e carismático político Fábio Garcia de Oliveira, o Netinho, vem mantendo contatos com os demais políticos do município e do estado como um todo, na busca de unir forças e interesses comuns dessas pessoas para fazer uma mudança nunca antes vista nessa terra de Rondon.Netinho prega a união por entender que a força desse movimento político poderá possibilitar dezenas de conquistas e avanços com o surgimento de um novo cenário de estruturação de um novo governo municipal renovado e com o sentimento de liderar ações, campanhas e eventos em prol de melhorias na vida dos cidadãos guajaramirenses.Ele crê que as mudanças a serem efetivadas para corrigir rotas ultrapassadas, falhas, inconsistentes, será um novo marco em nossa história que a cada dia será consolidado pelo fortalecimento e autonomia de nossa classe política, a premissa de promover excelência na gestão e na qualidade de vida à população para se tornar realidade.Netinho destaca que as conquistas devem ir além de recursos financeiros e a equipe técnica deve atuar permanentemente para melhorar a operacionalização da administração municipal.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Comissão Executiva Municipal do Progressistas de Guajará-Mirim

Continue Reading

Brasil

“Edina Costa: Conquistando o Mundo da Arte – Premiada na Itália e Reconhecida Internacionalmente”

Published

on

Mais uma vez a artista Edina Costa é reconhecida pelo seu talento e suas conquistas, sendo premiada com o prestigiado Prêmio Internacional PHOENIX para as Artes.

Ela será homenageada em 12 de junho de 2024 na Scuola Grande de San Teodoro, em Veneza, durante a famosa BIENAL, em um evento que reunirá colecionadores, jornalistas, políticos e amantes da arte de todo o mundo.


A trajetória de Edina Costa é marcada por feitos notáveis, incluindo exposições em locais emblemáticos como a galeria de arte do Senado Federal em 2019 e 2022, o Du Louvre em Paris, uma de suas obras foi recebida pelo Papa Francisco no Vaticano, além do reconhecimento internacional em Londres e na Espanha. Sua presença e contribuição no cenário artístico têm sido verdadeiramente excepcionais.

Receber o Prêmio Internacional PHOENIX para as Artes na Itália é mais do que uma honra merecida, é um testemunho do talento inegável e do impacto significativo que Edina Costa tem tido no mundo da arte contemporânea.


Parabéns, Edina Costa, por elevar o nome de Guajará-Mirim/Nova Mamoré, Rondônia e do Brasil e encantar o mundo com sua arte excepcional!

Fonte: Assessoria da artista

Continue Reading

Últimas Notícias

Veja lance de Yuri Alberto, do Corinthians, que causou ira e xingamento de Mano Menezes | corinthians

Published

on

– A gente não descontextualiza, quem quer fazer tumulto. As palavras são fortes no futebol, mas nos abraçamos porque sabe que a cobrança não é pessoal. A atitude pode ter sido burra naquele momento, uma falta de ataque, com um homem a mais. Sempre é atitude, não a pessoa. Quem deu meio chutinho sabe que é assim. Vamos continuar falar da pessoa do futebol, aí se quiser fazer reality show, vai para outra coisa. Estamos acostumados com a repercussão a rede social. Era em Cuiabá, não no Cuiabá, lá de Cuiabá, esse foi o termo que usei com o Raniele – justificou Mano em entrevista coletiva após a partida.

https://ge.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2024/01/28/veja-lance-de-yuri-alberto-do-corinthians-que-causou-ira-e-xingamento-de-mano-menezes.ghtml

Continue Reading

EM ALTA