Connect with us

Últimas Notícias

Conheça Leandro Souza, figurinista da Amazônia que faz sucesso no Carnaval do Rio de Janeiro

Published

on

Não é novidade pra ninguém que os talentos que brilham no Festival de Parintins também estão revolucionando os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro e São Paulo. Todos os anos, vários artistas da Amazônia são contratados para assinar criações, contribuir com movimentos de carros alegóricos, figurinos e montagem de coreografias. Um desses é o Leandro Souza, figurinista de Rondônia, que começou a carreira no Boi Caprichoso e hoje se destaca fora da Região Norte.

Leandro nasceu em Guajará-Mirim, município de Rondônia, e desde sempre teve uma relação muito próxima com a arte e as manifestações culturais da região. Apesar de ser formado em enfermagem, foi entre penas, plumas e pedrarias que o artista encontrou sua profissão. Hoje, aos 26 anos de idade, a principal fonte de renda de Leandro vem da produção de figurinos para festivais folclóricos e desfiles de Carnaval.

A trajetória do artista começou com a produção de peças simples e pequenas, como pulseiras, braceletes e colares. Leandro conta que, quando começou, nunca pensou em confeccionar grandes figurinos e muito menos exportá-los para fora da Amazônia. “Eu comecei a fazer poucos acessórios para um amigo que dançava, mas eu considerava como uma espécie de brincadeira. Foi quando tive algumas aulas e me aperfeiçoei um pouco mais nesses tipos de confecções, que tudo isso foi se tornando mais profissional. Comecei a receber encomendas de peças um pouco mais completas, mas nada muito grande como figurinos”, relembra o artista.

Anúncio

O início de um sonho!

Um dos sonhos de Leandro era estar no Festival Folclórico de Parintins, e é claro que não demorou muito a se concretizar! Hoje o artista é contratado pelo Boi-Bumbá Caprichoso para confeccionar indumentárias de itens de destaque na festa, como a cunhã-poranga, rainha do folclore, levantador de toadas e outros.

Rainha do Folclore do Boi Caprichoso vestindo uma indumentária assinada por Leandro Souza. — Foto: Arquivo pessoal

Figurino confeccionado por Leandro Souza para a Cunhã-poranga do Boi Caprichoso Marciele Albuquerque — Foto: Arquivo pessoal

Figurino confeccionado por Leandro Souza para a Cunhã-poranga do Boi Caprichoso Marciele Albuquerque — Foto: Arquivo pessoal

Da Amazônia para a SapucaíÉ claro que Parintins abriu portas para o artista! Em 2022, Leandro foi convidado para confeccionar um dos destaques da Unidos da Tijuca, no desfile do Rio de Janeiro. E assim se concretizou mais um sonho na carreira do figurinista: estar na Marquês de Sapucaí!“Depois de realizar o sonho de estar no Festival de Parintins, veio aquele desejo de contribuir para o Carnaval do Rio, porque é algo completamente diferente. Eu aprendi muito, conheci muitas técnicas novas. Pra mim, foi uma grande realização estar inserido no Carnaval do Sudeste, trabalhando e desfilando junto com as pessoas que fazem parte daquilo”.Figurinos produzidos para destaques da Unidos da Tijuca, no Rio de Janeiro em 2022 — Foto: Arquivo pessoalFigurinos produzidos para destaques da Unidos da Tijuca, no Rio de Janeiro em 2022 — Foto: Arquivo pessoal

A parceria com a escola de samba deu tão certo que o feito se repetiu também em 2023. Pelo segundo ano consecutivo, Leandro confeccionou figurinos para destaques de alegorias da Unidos da Tijuca.Figurinos de destaques da Unidos da Tijuca no desfile de 2023, confeccionados por Leandro Souza — Foto: Arquivo pessoalFigurinos de destaques da Unidos da Tijuca no desfile de 2023, confeccionados por Leandro Souza — Foto: Arquivo pessoalComo funciona o processo de criação de um figurino para o Carnaval?“O carnavalesco entrega o desenho para o destaque, que entra em contato comigo. O carnavalesco me deixa bem livre para fazer alterações necessárias, mas claro, sem mudar a proposta principal. Isso possibilita que eu dê a minha identidade à peça. Isso é muito positivo pra gente: ter essa liberdade de criação! É muito legal acompanhar esse processo porque vai desde o desenho, escolha do material que será usado, com muito trabalho de pesquisa até o resultado final”, conta Leandro.

Anúncio

Quanto tempo para um figurino ficar pronto?O artista conta que o tempo de produção depende de muitos fatores, e o principal deles é a quantidade de trabalhos que devem ser finalizados. “O tempo de criação das peças varia muito! Por exemplo, no Carnaval deste ano, eu tive 20 dias pra finalizar duas fantasias de destaque. Foi uma grande correria, mas no final tudo deu certo”, explica Leandro.Figurinos para LexaSim, a ‘Sapequinha’ também se rendeu aos incríveis trabalhos do figurinista! Em 2022, o estilista da cantora Lexa ficou sabendo das peças produzidas por Leandro e fez questão de entrar em contato com o artesão pelas redes sociais. “Em 2022, a Tijuca estava trazendo um enredo indígena. Então, o estilista percebeu que meu trabalho teria muito a essência do que ele queria pra cantora, e foi quando ele me convidou!”, revela.Cantora Lexa usa figurino assinado por Leandro Souza — Foto: Arquivo pessoalCantora Lexa usa figurino assinado por Leandro Souza — Foto: Arquivo pessoal

Look usado por Lexa, confeccionado por Leandro Souza — Foto: Arquivo pessoal

“Quando vejo algum famoso ou influenciador usando peças que produzi, sinto que é a valorização do meu trabalho, além de saber que meus adereços poderão ser vistos pelo Brasil e mundo afora. Então, acabo conquistando mais credibilidade ainda relacionado ao que faço”, Declara o figurinista.

É muito bom ver a nossa Amazônia sendo bem representada por artistas tão incríveis como o Leandro. São nortistas que contribuem para que nossa região seja sempre vista como berço de grandes talentos. Que nossos artistas ganhem o mundo cada vez mais!

Anúncio

𝔽𝕆ℕ𝕋𝔼:redeglobo.globo.com/redeamazonica

Anúncio
Continue lendo
Anúncio

Últimas Notícias

Prefeitura limpa sede de Irmandade para grande festa no fim de semana

Published

on

A Prefeitura Municipal de Guajará-Mirim efetuou a limpeza da avenida e da área física onde fica localizada a sede da Irmandade do Divino Espírito Santo de Guajará-Mirim.

Os trabalhos foram efetuados pelo servidor comissionado Roberto dos Santos Silva, o Roberto do Mercado, e a sua equipe denominada Amigos da Roçadeira.

A sede da Irmandade fica na Av. Estevão Correia, no bairro São José, onde acontece todos os anos a festa do Divino Espírito Santo.

Este ano a programação que vem sendo desenvolvida durante dias, terá seu encerramento neste sábado, 18, e domingo, 19, com a realização de arraial, santa missa e procissão pelas ruas do bairro, como ocorre todos os anos.

Roberto do Mercado acentua que é importante atender a comunidade em seus pedidos e que este é especial por tratar-se de uma festa religiosa e cujos fiéis mantêm uma tradição de louvor e adoração ao Divino Espírito Santo, a terceira pessoa da Santíssima Trindade.

Fonte: Guajará em Foco

Continue lendo

Últimas Notícias

FÉ E RELIGIOSIDADE: Conheça a programação final da Festa do Divino neste ano de 2024

Published

on

Tradição que iniciou no Vale do Guaporé há mais de 100 anos e depois foi trazida para Guajará-Mirim por fiéis de origem guaporeana, a Festa do Senhor Divino Espírito Santo, evento religioso que já faz parte dos Calendários do Estado de Rondônia e do município de Guajará-Mirim, neste ano de 2024 aproxima-se de seu final.

Eis a programação que vai fechar os festejos deste ano:

Avançando nos preparativos para o Festejo 2024, hoje trouxemos aqui para todos a Programação de dias de muita fé, devoção e amor…

– Terço/Novena com Missa:

17 de maio às 19h

– Vigília de Pentecostes/Procissão do Mastro e Show de Prêmios

Dia 18 de maio às 19h

– Missa Solene de Pentecostes e Procissão:

Dia 19 de maio às 17h

Venha e participe conosco desses dias de Festa em nossa Comunidade.

Realização:

Paróquia Nossa Senhora do Seringueiro

Comunidade Divino Espírito Santo

Irmandade do Divino Espírito Santo – Guajará Mirim/RO

Fonte: Guajará em Foco

Continue lendo

Últimas Notícias

Cidadão dirige casa que abriga e ajuda cristãos necessitados em Guajara-Mirim

Published

on

O cidadão Manoel Almiro Brasil Oliveira, 51 anos, nasceu em Manicoré – AM, e desde 2010 vive em Guajara-Mirim, no Bairro Santo Antônio.

Como que atendendo um mandado de Deus, ele montou o Instituto Casa de Oração Para Todos os Povos, que acolhe pessoas que não têm onde morar e também abriga cristãos que chegam de passagem para seguir viagem para outros destinos e os abriga dando dormida até seguir para seus destinos.
Sobrevivendo com extrema dificuldade e sem recursos materiais e financeiros para tocar a obra, depende de doações e auxílio de pessoas de bom coração.
Dada a importância do trabalho altamente social que desenvolve em favor de pessoas menos favorecidas, Manoel Almiro espera que o poder público e pessoas tementes a Deus possam ajudá-lo a cumprir essa missão divina, efetuando doações e o necessário apoio para continuar apoiando irmãos menos favorecidas e, portanto, vulneráveis.

Fonte: Guajará em Foco

Continue lendo

EM ALTA