Connect with us

Educação

Ciretran de Guajará-Mirim realização simulação de acidente em comemoração da semana nacional do trânsito – veja as fotos.

Published

on

Durante a noite de sexta-feira (23), a equipe da Ciretran de Guajará-Mirim em comemoração à semana nacional do trânsito realizou uma simulação de acidente entre um carro e uma motocicleta que aconteceu nas imediações da Rodoviária, mais precisamente no cruzamento entre as avenidas Castelo Branco e 15 de Novembro no bairro 10 de abril

Um grande número de pessoas parou para assistir à encenação que contou com a participação da Polícia Civil, da Polícia Militar e de uma Unidade Resgate do Corpo de Bombeiros.

De acordo com o chefe da 1ª Ciretran de Guajará-Mirim Ronie Von Barros o objetivo desta simulação é conscientizar a comunidade dos riscos que o condutor tem em dirigir após ingerir bebidas alcoólicas, as pessoas eram abordadas e levadas a cena do acidente e a partir daí, o transeunte e o próprio condutor têm noção de sua responsabilidade ao dirigir o veículo.

Advertisement

Ronie Von Barros avaliou o episódio como “muito bom porque tivemos uma excelente receptividade da comunidade, pois muita gente veio aqui hoje o que demonstra que conseguimos envolver a população neste tipo de ação”, acrescentou.

A equipe da Ciretran levou para o local, um veículo Gol e uma motocicleta que ficaram as margens da via como se tivesse ocorrido uma colisão, o local foi sinalizado e isolado para a segurança dos que assistiam à simulação.

Os profissionais do Corpo de Bombeiros chegaram e fizeram todo o procedimento padrão de resgate de vítimas naquelas condições, o colocaram na ambulância que seguiu como se fosse para o Hospital parando a poucos metros dali ao final da encenação, as vítimas dessa encenação foram, o chefe da Ciretran Ronie Von Barros, a filha dele Larissa Barros, e a servidora Kelyane Eguez.

Advertisement

Fonte:Agora Guajara

Continue lendo
Advertisement

Educação

Rondônia tem duas equipes na maior competição de empreendedorismo na escola do país

Published

on

O Desafio Liga Jovem, competição nacional para o desenvolvimento de soluções transformadoras a partir do empreendedorismo e do uso da tecnologia, tem representantes de Rondônia em seu evento final, que ocorre esta semana em São Paulo. O Sebrae em Rondônia está apoiando a participação de duas equipes de alunos do Instituto Federal de Rondônia (Ifro) do Campus de Guajará-Mirim.A semifinal e a final de todo o Desafio Liga Jovem ocorrem durante os dias 23 e 24 durante o evento Bossa Summit, mas os estudantes cumprem uma agenda de visitas técnicas ao longo da semana.Durante a competição, as equipes inscritas participam de missões on-line e presenciais, que incluem palestras, oficinas e sessões de mentoria com conteúdos didáticos sobre temas ligados à inovação e ao empreendedorismo com tecnologia. Ao fim, todos os participantes recebem um certificado de conclusão do curso.“A ideia é que toda essa atuação apoie a criação de soluções para resolver problemas da escola e/ou comunidade em que estão inseridos os participantes, envolvendo ferramentas tecnológicas, como aplicativo, site, jogo eletrônico, redes sociais, plataforma ou outras tecnologias, e essa experiência final é algo de muita relevância, pois estaremos entre tantas iniciativas do país todo”, diz Rita de Cássia, analista do Sebrae e gestora do projeto em Rondônia.Duas equipes do Ifro de Guajará-Mirim representam Rondônia nesta etapa. A Wari Ko Wakran é integrada por Luna Compolina Monteiro Melo, Victória dos Santos Gonçalves, Ana Julia Sampaio Stelzenberger, Wernnon Lucas Santos Ruiz e Antonio Fernandes de Souza Neto, e tem como professor orientador Ranieri Braga dos Santos.A equipe Double Fisrt é composta por Talison Justiniano da Silva, Ronald Deivid Alves Domiciano, Henrique Marques Fortes, Rafael da Silva Maia, e o professor é Higor dos Santos Santana.A importância da participação de estudantes de Rondônia é algo muito expressivo e faz parte de uma grande estratégia do Sebrae em disseminar a cultura empreendedora já na sala de aula. Desde o projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos, passando pela Educação Empreendedora no ensino médio e universitário, a intenção é sempre criar cidadãos proativos para melhorar a nossa sociedade.

Fonte:ro.agenciasebrae.com.br

Continue lendo

Educação

VITÓRIA: Primeira aluna surda linguística conclui curso no campus da UNIR de Guajará-Mirim-RO.

Published

on

De família humilde e enfrentando diversas barreiras para conseguir estudar, a universitária Suziane Viriato de Araújo é a primeira surda linguística a se formar no campus da Unir de Guajará-Mirim. Ela defenderá o seu Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) de Letras nesta quinta-feira,16, no auditório da biblioteca da instituição.Universitária Suziane Viriato de Araújo é a primeira surda linguística a se formar no campus da Unir de Guajará-Mirim.O tema da pesquisa na área linguística é “Cultura Surda em Diálogo com a Onomástica: registro em Libras e análise de sinais-nome de funcionários da Unir/CGM”.

Ela merece todas as nossas homenagens pelo esforço fenomenal que teve para concluir a sua formação”, afirma a professora Ednéia Bento de Souza, orientadora acadêmica, tradutora e intérprete de Libras.

SUZANE VIRIATO

Advertisement

A universitária, segundo a orientadora, lutou até o fim contra o preconceito e a falta de acessibilidade linguística no início do curso, época em que não tinha intérprete de Libras.“Podemos dizer que é praticamente uma linguista que precisa ser vista como espelho para outros surdos lutarem pelo seu espaço na sociedade”, pontuou, acrescentando que os surdos de Guajará-Mirim precisam desse estímulo para conseguirem também, a exemplo de Suziane, superar as barreiras para atingirem seus objetivos.A professora orientadora Ednéia Bento (foto) desta o esforço da universitária para conseguir concluir a formação.

A professora orientadora Ednéia Bento (foto) desta o esforço da universitária para conseguir concluir a formação.

A orientadora relatou que a aluna só precisava escrever um artigo de 10 a 15 páginas, mas Suziane tinha tanto conteúdo, disciplina e esforço que o seu TCC é quase uma dissertação de mestrado – são mais de 40 páginas. “É uma moça de família humilde, como a maior parte da nossa clientela de Guajará-Mirim”, destacou.De acordo com Ednéia, a maioria dos acadêmicos da Unir/Guajará sofre por falta de transporte público. “Para conseguir estudar vão de bicicleta”, disse. Os curso são na parte da tarde.Ela destaca que este é um evento importante para a cidade de Guajará-Mirim, lugar que carece de investimento em educação, mas que também merece reconhecimento pelas vitórias alcançadas. “Por fim, quero parabenizar os professores do Departamento de Letras da UNIR porque esta vitória é conjunta”.

Fonte: Rondoniaovivo

Advertisement
Continue lendo

Educação

Cronograma para entrega dos kits escolares:
ÁREA URBANA

Published

on

Cronograma para entrega dos kits escolares:
ÁREA URBANA
Início das entregas acontecerá nesta próxima SEXTA-FEIRA (10 de fevereiro).

Horário e local:
• Escola MARIA LIBERTY -Local da entrega dos kits para os alunos desta escola será na própria escola MARIA LIBERTY às 08h30.

• Escola SALOMÃO SILVA – Local da entrega dos kits para os alunos desta escola será na própria escola SALOMÃO SILVA às 9h30.

• Escolas JOSÉ CARLOS NERY e CÂNDIDA MARIA – Local da entregada dos kits para os alunos dessas duas escolas será na escola JOSÉ CARLOS NERY às 10h30.

Advertisement

• Escola JESUS PÉREZ – Local da entrega dos kits para os alunos desta escola será na própria escola JESUS PÉREZ às 11h30.

• Escolas FLORIZA BOUEZ e IRMÃ HILDA- Local da entrega dos kits para os alunos dessas duas escolas será na escola FLORIZA BOUEZ às 14h00.

• Creche BADER MASSUD e escola ADMA LEAL – Local da entrega dos kits para os alunos dessas duas escolas será na CRECHE BADER MASSUD às 15h00.

Advertisement

• Escolas ALMIRANTE TAMANDARÉ e SAUL BENESBY – Local da entrega dos kits para os alunos dessas duas escolas será na escola ALMIRANTE TAMANDARÉ às 16h00.

  • SÁBADO (11) e SEGUNDA-FEIRA (13)
    Continuaremos com a entrega dos kits nas escolas da área urbana seguindo o mesmo cronograma a cima, porém o horário será das 08h00 as 18:00. ÁREA RURAL/ SÁBADO A entrega dos kits para os alunos da área rural será neste próximo SABADO (11/02).
  • Escola do KM 22 (às 08h30)
  • Escola do KM 70 (às 10h30)
  • Escola do KM 42 (às 12h30)
  • Escola da Comara (às 14h00)
  • Escola do distrito do IATA (às 16h00)

SEGUNDA-FEIRA (13/02)

  • Entrega dos kits dos alunos da escola municipal do distrito de SURPRESA (às 08:30)

Qualquer dúvida, entre em contato com o gestor/ Diretor(a) da sua escola.

Continue lendo

EM ALTA