Home / POLÍTICA / O SER POLÍTICO E O SEU PAPEL NA SOCIEDADE

O SER POLÍTICO E O SEU PAPEL NA SOCIEDADE

Por que é importante ter um entendimento mais amplo e abrangente do real significado do “ser político” nos dias atuais, e como atuar como um verdadeiro militante do bem estar social pessoal e da comunidade em que nos inserimos. E qual deverá ser o papel das mídias sociais nas eleições deste ano.

A nossa percepção da sociedade, dos seus componentes, e das complexas situações que a preenchem, ganha um novo significado quando passamos a questioná-la e buscar os reais motivos que desencadearam a nossa atual contemporaneidade e qual o impacto individual de cada cidadão nesse emaranhado social. E neste processo de investigação desses componentes sociais e da sua construção, há um campo extremamente importante e que é o verdadeiro modelador social: a política.

Para início de conversa, prezado leitor, vamos nos ater ao significado do vocábulo política que, segundo o dicionário Aurélio: “1. É o conjunto das práticas e atividades relativas ao estado ou a uma sociedade; 2. A arte e ciência de bem governar, de cuidar dos negócios públicos…”. Com isso já é possível termos um maior entendimento do que se trata a política.

Tomando a sua real definição, a política vai além apenas do voto e da atuação de determinado ocupante de um cargo público (vereador, prefeito, deputado, governador, senador, e presidente), mas cabe a todos nós, cidadãos conscientes, darmos o verdadeiro sentido à política.

E este sentido se refere a termos a preocupação com o bem público, com o desenvolvimento de nossa cidade, estado e país. E a ação de governar plenamente não é cabível unicamente aos governantes, mas também através da nossa atitude cidadã, começando pelo voto consciente dos nossos representantes. A nossa escolha reflete diretamente no tipo de sociedade que teremos em médio e longo prazo. Sendo assim, é de estimado valor que, durante o processo de eleições municipais – como ocorrerá neste ano -, atuemos como verdadeiros cidadãos preocupados com o futuro. E para desempenhar bem esse importante papel, o primeiro passo começa pela identificação dos candidatos e as suas propostas quanto à governança do nosso município. A informação a respeito dos candidatos leva a escolhas mais sensatas. É bom pensar nisso!

Qual deve ser o papel das mídias sociais nas eleições deste ano?

O próximo passo – e também muito relevante – é questionar aos candidatos sobre seu plano de governo; isso se torna mais fácil em cidades menores, onde a aproximação e o contato com os candidatos são geralmente mais fáceis e tornam-se corriqueiras (através das reuniões nos bairros para a apresentação de propostas de governo, por exemplo). Mas em grandes centros não é impossível, visto que, com a utilização das novas tecnologias de informação, como a internet e as redes sociais, os candidatos iniciaram a ver esta plataforma como uma potencial área de atuação. Essa tendência foi demonstrada na última eleição presidencial. Aqui no Brasil, a figura de Marina silva é exemplo notório de como é possível ser a grande surpresa de uma eleição presidencial e desequilibrar o jogo que parecia marcado e previsível, angariando 20 milhões de votos fazendo política com a sociedade e utilizando fortemente a internet e mídias como o Facebook, Twitter, Orkut, Youtube, blog e site. Nos Estados Unidos, pela pujante campanha de Barack Obama que conseguiu, através da utilização das redes sociais, arrecadar milhões para a sua campanha, e certamente a forma como a sua equipe de campanha se aproveitou das novas ferramentas, tiveram papel relevante na vitória presidencial norte-americana e é um bom exemplo da atuação da campanha eleitoral no âmbito digital e, claro, da sua eficácia.

A extinção da passividade eleitoral e a atuação cidadã e consciente

Não podemos ser passivos no processo eleitoral, este é um erro gigantesco. Devemos investigar, questionar e colaborar com ideias e modos de atuação do futuro prefeito ou vereador; pois, nós que vivemos as dificuldades diariamente em nosso bairro, sabemos exatamente o que precisa ser melhorado e implementado. A arte da política requer ações inteligentes e que veem o futuro do município, do estado e do país como algo primordial.

O prefeito, o administrador dos recursos públicos municipais, junto aos vereadores, tem o papel de exercer sua governança voltada para o bem estar de todos os cidadãos do município. Saúde, Economia, Transporte Público, Educação, Moradias Populares, Alimentação, Meio Ambiente de qualidade, e outros aspectos importantes para a vida diária da população são de responsabilidade dos governantes prover à população; sabendo gerir os recursos disponíveis com competência para que todos tenham acesso a serviços de qualidade e abrangente a todos e utilizando a sua competência político-administrativa para alavancar o desenvolvimento local.

Entendendo, dessa forma, a importância da atuação política, o cidadão que proclama sua preocupação e inclinação para estas questões; pessoas instruídas, munidas de informação, os plenos cidadãos do país, sabem que tem o poder nas mãos. O poder de escolha – consciente e inteligente – pode derivar em mudanças reais, caso toda a sociedade compreenda um dos fundamentos mais simples – embora altamente relevante – da democracia, que é o direito ao voto e a sua importância. Mas não devemos vê-lo como um voto qualquer, uma ação puramente obrigatória, mas sim uma ação poderosa e renovadora, e que pode prover mudanças estruturais na forma de guiar o rumo dos três níveis da nação: Municipal, Estadual e Federal e, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida de todos.

Sejamos seres políticos, militantes a favor do bem da nossa cidade e do país. Sejamos inteligentes! Utilizemos a ferramenta poderosa do voto e nos tornemos plenos cidadãos. Influencie as pessoas com as quais você tem contato, sobre a importância do voto consciente (sem manipulações ou troca de favores individuais), dissemine a ideia de um país melhor!

Fonte;Guajará em Foco

Autor do Texto;RICARDO OLIVEIRA

Comentários do Facebook

Comentários

Leia também

VEREADOR PEDE LIMPEZA E ILUMINAÇÕ DE PRAÇA NO BNH.

Roberto dos Santos Silva, o Roberto do Mercado (PNM) teve um Requerimento aprovado na Câmara …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: