Home / ATIVIDADE PARLAMENTAR / Nota de Pesar pelo falecimento do bispo emérito de Guajará-Mirim Dom Geraldo Verdier

Nota de Pesar pelo falecimento do bispo emérito de Guajará-Mirim Dom Geraldo Verdier

É com imenso pesar que recebemos a notícia do falecimento do bispo emérito de Guajará-Mirim/RO Dom Geraldo Verdier faleceu por volta de 03h deste domingo, 22, aos 80 anos. Segundo informações da Diocese, ele estava de passagem por Porto Velho quando passou mal na noite de terça-feira, 17. O religioso teve AVC (acidente vascular cerebral), sendo encaminhado para o Hospital da UNIMED, permanecendo desde então na UTI, a confirmação e pronunciamento de seu falecimento ocorreu por volta de 8h, por membros da Igreja Católica do município de Guajará-Mirim.
O francês Geraldo João Paulo Roger Verdier, foi ordenado Padre em 30 de março de 1963, veio para Rondônia, onde trabalhou com Dom Xavier Rey e passou a chamar Dom Geraldo Verdier por 33 anos serviu a região do Vale do Mamoré e Guaporé. A Diocese de Guajará-Mirim foi comandanda por Dom Francisco Xavier Elias Pedro Paulo Rey, (19 de Maio de 1945 – 12 de Março de 1966), Dom Luiz Roberto Gomes de Arruda, (12 de Março de 1966 – 3 de Novembro de 1978) e Dom Geraldo João Paulo Roger Verdier (31 de Julho de 1980 – 2011), onde renunciou ao cargo em função da idade e por isso se tornou um Bispo emérito, não deixando a região, preferindo prestar seus últimos anos de vida e onde dizia que seria enterrado, na Amazônia.

E Dom Benedito Araújo assumiu no dia 8 de dezembro de 2011, atual Bispo Diocesano. Dom Geraldo tinha um carinho imenso por esta região, assim como é bastante querido pelas comunidades, foi fundados dos bairros Prósperos, Jardim das Esmeraldas, bem como parte do bairro Santa Luzia, Planalto e assim contribuiu com a região. Em 02 de março, de 2013, Dom Geraldo Verdier, bispo emérito da diocese de Guajará-Mirim (RO) e membro da Academia Guajaramirense de Letras, lançou seu livro “Paixão pela Amazônia. Diocese de Guajará-Mirim: Uma igreja missionária”, onde buscou a se dedicar e a saúde já não era mais a mesma.

Vélorio: 
Domingo:
– Missa de Corpo presente na Catedral Sagrado Coração de Jesus, Porto Velho às 15h; – Logo após, segue para o município de Nova Mamoré, será velado na Igreja São Francisco de Assis durante à tarde e à noite;

Segunda-feira:
– Pela manhã, o corpo segue para Guajará-Mirim, primeiro será velado na Igreja de Aparecida, às 7h; – Logo após, será levado para Catedral Nossa Senhora do Seringueiro.

Terça-feira:
– Missa de despedida às 10h com sepultamento na Catedral Nossa Senhora do Seringueiro.

Dom Geraldo João Paulo Roger Verdier (Alban, 28 de março de 1937) é um bispo católico francês, bispo emérito de Guajará-Mirim, Rondônia.

Rogamos a Deus, neste momento de grande dor e sofrimento, que possa consolar aos amigos e familiares. Aos mesmos, nossas mais sinceras condolências.

Dr. Neidson Deputado (PMN)
Deputado Estadual

Comentários do Facebook

Comentários

Leia também

20 de Novembro – Dia da Consciência Negra

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro. Foi ...

%d blogueiros gostam disto: