Home / NOTÍCIAS / O que é corrupção

O que é corrupção

Chamei os meninos para dentro da sala de aula e um deles, da quinta série, me faz daquelas perguntas repentinas que te pegam de surpresa e desarmado em relação ao questionamento (você até pega um susto) e fiquei olhando nos olhos dele sem saber o que responder, mas disse a ele que esperasse um momento e sentasse em sua carteira que já, já eu responderia. Enquanto isso eu me recomponha e chamava à mente a palavra corrupta. Parece que quando nos estamos tão concentrado no que fazemos acabamos deixando de lado alguns conceitos. Aproveitei então a pergunta para socializar na sala de aula a palavra corrupção.

Mas o que é corrupção ou um ser corrupto? Bom, somos seres sociável e isto implica vivermos sob as regras de uma constituição republicana com isso nos tornamos seres moralistas sob a vigilância da ética, ou poderíamos viver sob outras regras, como a do parlamentarismo, totalitarismo e por ai vão as demais regras vividas pelo mundo afora.

O que importa é que nos temos nossos vereadores, prefeitos, deputados estaduais, deputados federais, senadores, juízes nas três esferas da união, seus promotores regidos pela suprema corte e o nosso presidente que comanda o nosso país. Se a engrenagem social vivesse na mais perfeita harmonia sem sombra de dúvida seríamos uma das grandes potencias do mundo. Quando um desses seres que ocupam cargos nesses estabelecimentos públicos fogem das regras surge a corrupção pública e se constitui crime. Na esfera privada também é crime. Simplificando: a corrupção é a ação criminosa contra as regras, normas, dogmas e leis de um país republicano.

O problema é que a nossa sociedade é composta pelos mais variados tipos de humanos com toda ordem de patologia das mais simples as mais complicadas de entender. Algumas não têm cura como e o caso dos maníacos, sociopatas e o mais perigoso de todos: o psicopata. Digo assim porque este é mais difícil de identificá-lo e alimenta a sua ansiedade principalmente com o poder. Este é extremamente cínico, dissimulado dificilmente mata a não ser que você se ponha no caminho do seu objetivo que é o poder.

Possui um discurso que se confunde com os verdadeiros estadistas. Sustentam esses discursos mesmo contrariando qualquer realidade. Por exemplo: se para atingir o seu objetivo, o qual já foi citado acima, ele é capaz de dizer para você que o navio, que esta com um rombo de um metro e meio no casco e já esta afundando, irá atracar no cais em pleno alto mar. Ele não tem noção do seu discurso ridículo. Ele é superficial vive de conceitos e preconceitos não possui profundidade nos seus conhecimentos. Se convidado a um debate aprofundado sobre um tema ele não agüenta trinta a quarenta minutos para entrar em contradição. Muda de assunto e foge constantemente do que esta sendo discutido. Vivemos com esses tipos de pessoas e estes cidadãos se aproveitam da nossa confiança e corrompem ate os mais honestos em relação a nossa moral.

Basta prestar atenção no discurso dos candidatos que podemos identificá-los, pois falam sem conhecimento de causa. Sem cerimônia nenhuma irão tentar corromper o seu voto prometendo mundos e fundos, mas sempre foram assim e nós não tínhamos nos atentado para isso e acabamos de encher o congresso com esses psicopatas. E fiquem atentos muitos ainda se reelegeram sem ter contribuído com seus eleitores.

                                                   João Vargas Bejarano
Professor das séries iniciais da Zona Rural em área de difícil acesso e mestrado em Ciências da Educação.

 

Fonte:Guajara em Foco

Comentários do Facebook

Comentários

Leia também

Marcelo Rezende morre aos 65 anos em SP

O jornalista Marcelo Rezende morreu neste sábado (16), aos 65 anos, na zona sul de ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: