Home / POLÍTICA / CÂMARA REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DISCUTIR QUESTÃO DO ABANDONO DA BIBLIOTECA MUNICIPAL

CÂMARA REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DISCUTIR QUESTÃO DO ABANDONO DA BIBLIOTECA MUNICIPAL

Com o plenário da Casa lotado de alunos, professores, membros da Academia de letras de Guajará-Mirim, de Acadêmicos da Unir, Conselho educacional, entidades de classes e população em geral, aconteceu na manhã de sexta-feira (25), na Câmara Municipal a Audiência Pública que debateu a situação de abandono e desmazelo com que vem sendo tratada a Biblioteca Pública da cidade por parte do Poder Executivo.

Proposta pelo deputado estadual Anderson do Singeperon (PV), que muito se preocupa com os rumos da educação e com o futuro dos jovens e adolescentes, a Audiência foi uma oportuna e acertada decisão política de vislumbrar na população de Guajará-Mirim, a reconstrução de uma biblioteca que permita a todos os cidadãos tanto o acesso à informação como também a atividades culturais que poderão se praticar neste espaço público. O presidente da Câmara Municipal, advogado Sérgio Bouez (PSB), fez a abertura do evento e avaliou como louvável a proposta.

À mesa formada para a construção deste embate público, estiveram como partícipes, além do presidente do Parlamento, o próprio parlamentar autor da proposta, o sub-chefe da Casa Civil Waldemar Albuquerque, o gerente do Departamento de Obras do Governo do Estado Lorenzo Villar, o presidente da Academia Guajaramirense de Letras, Tanny Melhem, o diretor da Unir, George Quiroga, a Secretária de Educação Municipal, Teresa Crespo, a membro do conselho de educação, Olga mejia, a representante da Secretaria Regional de Ensino, Ana Anete e os vereadores Adnaildson Sicsú, Isaac Carreirinha, Mário César e Arão Wao-Hara.

Após um breve relato com a história da biblioteca desde o seu embrião, mostrada aos presentes com imagens de slides num painel de Data-show acoplado na parede ao fundo do Plenário e as palavras dos convidados da mesa, o cerimonial responsável fez abertura de espaço para que todos pudessem apresentar propostas e sugestões. Empolgados, alguns inscritos no caderno de presença, disseram que os políticos não vêem com bons olhos a questão da valorização da Educação, a não ser em falsos discursos de palanque. Outros, em tom de indignação e desabafo, acusaram de que nada adianta reformar esta construção para a mesma ficar servindo apenas como enfeite para fotografia. Outros ainda deram sugestões mais criativas como a utilização do local para encontros, reuniões, eventos, salas com computadores ligados à Internet e espaço para exposição de artes visuais.

Ao utilizar de sua fala, o Sub-chefe da Casa Civil Estadual, argumentou que existe parado nos arquivos do Palácio do Governo do Estado, um projeto para a total reconstrução tanto da biblioteca como de um anfiteatro nas cercanias e de uma praça de alimentação conjunta. Disse ainda que esta prancheta já foi apresentada há cinco anos para a prefeitura de Guajará-Mirim com recursos disponíveis para sua prática, desde que o Poder Executivo passasse o espaço para a gerência estadual, por conta da inadimplência municipal junto ao Cadin. À época a prefeitura engessou o negócio e o Governo do Estado viu-se na obrigação de estendê-lo à outras cidades.

Ilustrou ainda o agente estatal, que o custo da planilha deste projeto estava orçado em R$ 5.000.000,00 (Cinco Milhões de Reais) e hoje se gastaria em torno de R$ 6.500.000,00 (Seis Milhões e Quinhentos Mil Reais) para viabilizá-lo. Albuquerque ressaltou que agora é preciso reunir forças conjuntas entre Câmara, Academia da Unir, toda a Assembléia Legislativa, Governo do Estado e bancada de Rondônia em Brasília no intuito de provocar as altas esferas e “fazer acontecer”. Na ocasião, o sub-chefe da Casa civil entregou o Projeto original de reconstrução do espaço ao presidente da Câmara de Guajará-Mirim.

Ao encerrar o evento, o presidente da Casa de Leis disse se preocupar com o descuido e a falta de cuidado com o edifício que abrigava o espaço da biblioteca. Sérgio Bouez assumiu a disposição da Câmara em adotar a Biblioteca e gerenciar com responsabilidade este órgão público.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Fonte:ASCOM

Comentários do Facebook

Comentários

Leia também

PRESIDENTE DA CÂMARA RECEBE PREFEITO DE GUAJARÁ

O presidente da Câmara Municipal de Guajará-Mirim, Sérgio Bouez (PSB) recebeu na manhã de segunda-feira ...

%d blogueiros gostam disto: