Home / NOTÍCIAS / Projeto Rondon atenderá comunidades do Estado

Projeto Rondon atenderá comunidades do Estado

Em comemoração aos 50 anos do Projeto Rondon, mais de 300 acadêmicos e professores universitários, oriundos de várias partes do País, estarão em 15 municípios rondonienses para realizar trabalhos voluntários voltados ao desenvolvimento local, promoção de cidadania e bem-estar de comunidades carentes. A operação denominada Rondônia Cinquentenário recorda a primeira ação do Projeto Rondon no Estado, há mais de cinco décadas.
O projeto é coordenado pelo Ministério da Defesa com a participação do governo de Rondônia, municípios e Instituições de Ensino Superiores (IES). No próximo dia 1º, chegam os coordenadores da operação que terá início no dia 6 de julho, encerrando-se no dia 22.
Os voluntários serão divididos em equipes que executarão oficinas nas áreas de cultura, direitos humanos, justiça, educação, saúde, comunicação, meio ambiente, trabalho e tecnologia, produção e comunicação social.
Os rondonistas, como são chamados os voluntários, estarão nos municípios de Alto Paraíso, Alvorada do Oeste, Buritis, Cacaulândia, Candeias do Jamari, Campos Novo de Rondônia, Guajará-Mirim, Itapuã do Oeste, Monte Negro, Nova Mamoré, Rio Crespo, São Miguel do Guaporé, Teixeirópolis, Urupá e comunidades do Baixo-Madeira, além de Porto Velho, sede da operação.
Toda a estrutura para receber os rondonistas na chegada à capital está sendo preparada na 17ª Brigada de Infantaria de Selva , no 5º Batalhão de Engenharia de Construção (5º BEC) e na 17ª Companhia de Infantaria de Selva, onde permanecerão na abertura e encerramento da programação.
A primeira Operação Rondon deste ano foi realizada em Tocantins, de 20 de janeiro a 5 de fevereiro, em 16 municípios, envolvendo 32 Instituições de Ensino Superior e 320 rondonistas voluntários.
Nas edições anteriores, a Operação Rondon contabilizou 884 municípios atendidos, 291 IES e 19.170 acadêmicos participantes, de acordo com o site oficial do projeto.

Ação leva assistência a locais mais remotos
O Projeto Rondon, sob a coordenação do Ministério da Defesa, é conduzido em parceria com o Ministério da Educação, o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, o Ministério da Saúde, o Ministério do Meio Ambiente, o Ministério da Integração Nacional, o Ministério do Esporte e a Secretaria de Governo da Presidência da República.
É uma ação interministerial do Governo Federal realizada em coordenação com os governos estaduais e Municipais que, em parceria com as Instituições de Ensino Superior, reconhecidas pelo Ministério da Educação, visa somar esforços com as lideranças comunitárias e com a população a fim de contribuir com o desenvolvimento local sustentável e na construção e promoção da cidadania.
O Projeto Rondon prioriza desenvolver ações que tragam benefícios permanentes para as comunidades, principalmente as relacionadas com a melhoria do bem-estar social e a capacitação da gestão pública.
Busca, ainda, consolidar no universitário brasileiro o sentido de responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais, contribuindo na sua formação acadêmica e proporcionando-lhe o conhecimento da realidade brasileira.

Fonte: Assessoria

Comentários do Facebook

Comentários

Leia também

Campanha vem sendo realizada para translado do corpo de estudante brasileiro que morreu na Bolívia

Amigos do jovem brasileiro Marllon Almeida Campos da Silva, 20 anos, que morreu no último ...

%d blogueiros gostam disto: