Home / GUAJARÁ-MIRIM / Prefeito de Guajará-Mirim, participa da festa do Divino no Distrito de Surpresa

Prefeito de Guajará-Mirim, participa da festa do Divino no Distrito de Surpresa

O prefeito de Guajará-Mirim, Cícero Alves de Noronha Filho (DEM), esteve no distrito de Surpresa, durante vários dias. Ele chegou ao local no dia 30 de maio e permaneceu até os primeiros dias de junho. O objetivo da viagem do prefeito foi acompanhar os festejos do Divino Espírito Santo e visitar alguns lugares do distrito onde ações estão sendo realizadas em parceira com o Governo do Estado. Com o apoio dos deputados   Neidson Soares  e  Lebrão,  maquinas e caçambas do governo do estado foram deslocadas para o distrito para fazer a limpeza e Encascalhamento em alguns pontos que apresentavam problemas.

Cícero Noronha viajou acompanhado do vice-prefeito Davino Serrath, da Secretária Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Wisnete Ojopi, do Chefe de Gabinete e Secretário de Administração Vitor Hugo. O prefeito informou que o esforço do município para a melhoria do distrito, com pinturas em alguns locais e ornamentação na igreja onde a Coroa fica durante a festa, ocorre em virtude da importância da festa do Divino  já que o evento é uma das maiores manifestações religiosas e culturais do estado de Rondônia. Todos os anos, milhares de pessoas de diversos pontos do estado, especialmente do Vale do Guaporé, se mobilizam para participar dos festejos do Divino Espírito Santo, evento que é realizado há mais de 120 anos na região.

O prefeito aproveitou para passar algumas informações à população do distrito. “Estamos apenas no inicio do mandato, mas com poucos recursos que temos, já conseguimos fazer um investimento no distrito, como há um bom tempo não acontecia. É importante também deixar bem claro aos moradores que tudo que foi investido logo no inicio do mandato, inclusive com show pirotécnico,  aporte financeiro para compra dos fogos, foi pedido pela Câmara Municipal de Vereadores, através do presidente Sergio Bouez”.

A prefeitura disponibilizou valor de R$ 8.000,00, (oito mil reais) que foi oficializado através de documento, disponibilizando esse valor para compra dos fogos. A prefeitura apenas antecipou esse valor do repasse que cabe ao legislativo e que é feito mensalmente.  O prefeito adiantou que é necessário haver organização e harmonia para atender outras demandas da população, esclarecendo que o executivo estará à disposição do legislativo.   “Precisamos nós organizar melhor, para dar o melhor para essa grande festa religiosa, tudo isso é apenas inicio de muitas de outras ações que ao longo do mandato podem acontecer e beneficiar a comunidade que muitas vezes ficou desassistida de ações do poder público.

Os depoimentos de pessoas que participam há décadas da festa do Divino mostram que um dos momentos mais marcantes e emocionantes do evento é a chegada da Coroa nós locais onde o cortejo faz as paradas. Um pouco dessa emoção foi passada pelo vice-prefeito,  Davino Serrath, que é devoto do Divino Espírito Santo e chegou a ser folião da festa na década de 80.  O prefeito Noronha, os deputados Dr. Neidson e Lebrão, no momento da chegada do Batelão do Divino, também se emocionaram. A chegada do batelão é marcada pelo momento em que toda comitiva dá três voltas antes de atracar. É nesse momento  que  a maioria dos devotos colocam sua fé em prática pagando suas promessas, quando eles entram no rio para esperar o batelão dentro da água.

O prefeito disse que nesse momento de crise tanto econômica, como politica é importante clamar bastante a Deus e ao Divino Espirito Santo, e pedir a Ele a orientação e forças para poder vencer todos os obstáculos que surgem a cada momento.

Fonte: Assessoria

Comentários do Facebook

Comentários

Leia também

Chuva forte em Guajará alaga uma das maiores avenidas do Município

A chuva forte que caiu nesta terça dia 14/11 alagou uma das maiores avenidas em ...

%d blogueiros gostam disto: