Home / GUAJARÁ-MIRIM / Fé e devoção reúnem fiéis na Festa do Divino Espírito Santo em Surpresa

Fé e devoção reúnem fiéis na Festa do Divino Espírito Santo em Surpresa

Alessandro F. Guimarães/Guajará em Foco

Fiéis se reuniram no último final de semana no Distrito de Surpresa, distante de Guajará-Mirim cerca de 250 Km ,  para celebrar a festa do Divino Espírito Santo. O Portal de Notícias Guajará em Foco  esteve acompanhado o evento durante no final  de semana , onde estamos  mostrando  aos internautas um pouco da folia. Na festividade os fiéis pagam promessas e agradecem pelas bênçãos que acreditam ter recebido. A celebração conta com muita música, comidas típicas, folia e fé.

As ruas do Distrito recebem várias bandeiras vermelhas que representam o Divino Espírito Santo. A festividade celebra a passagem de Jesus pela cidade, tradição criada pelos foliões. Os devotos vivenciam momentos de fé e emoção durante a festa, como é o caso da dona de casa Aurea Cardoso de Souza. Mãe do radialista Ney Cardoso e Imperatriz da festa “O Divino Espírito Santo é muito milagroso, eu já recebi a cura. Todos os anos eu estou aqui participando”, afirma.

Os devotos se empenham em produzir, além da decoração que enfeita toda a cidade, o banquete do Divino Espírito Santo que é repleto de comidas e bebidas típicas. Licores, bolos, paçocas e biscoitos estão no cardápio. Os alimentos são distribuídos para os participantes da festa.

A tradição serve para reforçar a fé dos devotos e atrair turistas para a nossa localidade, como afirma o Médico Wenceslau Ruiz. “É uma tradição que a gente tem todos os anos. Queremos que mais pessoas venham conhecer a festa para ver o trabalho que é feito durante esses quarenta dias”, diz Wenceslau.

Um dos momentos mais esperados da festa é a chegada do capitão do mastro. O personagem se segura em um mastro e é carregado por alguns dos fiéis até a igreja. Os demais participantes seguem atrás segurando tochas que simbolizam o fogo do Espírito Santo.

O devoto Michel  Quintão morador de Guajará-Mirim  foi escolhido como o capitão do mastro da festividade e afirma confiar nos seus companheiros que o carregaram até a igreja. “O pessoal de Surpresa  é forte e com união vai dar certo.”

Na manhã do Domingo de Pentecostes, os devotos se reúnem novamente e participam da coroação do imperador e imperatriz, outra tradição da folia. O vice-prefeito Davino  explica que o objetivo da comemoração vai além da diversão e integração entre os participantes. “A festa é muito significativa para elevar não o rei terreno, mas o rei Jesus que veio nesta terra para trazer o amor e a vida”, afirma.

As festividades desse ano contou com a presença de varias autoridades  municipais e estaduais , estiveram presentes prestigiando o evento prefeito Cícero Noronha (DEM), o vice-prefeito Davino Serath,  Deputados, Neidsom Soares  (PMN) a presença do deputado Estadual José Eurípedes Clemente  (Lebrão – PTN) que participou das festividades ao lado da sua esposa senhora Neusa dos Santos F. Clemente,  lebrão durante seus mandatos de Deputado Estadual tem ajudado o Distrito de Surpresa com envio de Máquinas e emendas parlamentares  que tem beneficiado toda a população de Surpresa.

As festividades do Divino Espírito santo se deram início há mais de 120 Anos.  Em Rondônia, a festa do Divino tem expressividade no Vale do Guaporé, onde a população ribeirinha, Procura manter viva a tradição do festejo, 0 Culto ao Divino foi introduzido no Guaporé por volta de 1894, pelo senhor Manoel Fernandes Coelho, quando de sua mudança de Vila Bela do Mato, Grosso para a localidade de Ilha das Flores.

Neste ano de 2017. 

A Irmandade do Senhor Divino Espírito Santo de Guajará-Mirim completa 52 anos de existência.  A Festa do Divino Espírito Santo, de Guajará-Mirim, sobrevive, apesar de todas as dificuldades e contratempos. Numa mostra de fervor religioso e apego às mais caras tradições da região.

Fonte: Redação Alessandro F. Guimarães – DRT 999/TO

 

Comentários do Facebook

Comentários

Leia também

Chuva forte em Guajará alaga uma das maiores avenidas do Município

A chuva forte que caiu nesta terça dia 14/11 alagou uma das maiores avenidas em ...

%d blogueiros gostam disto: