Home / ATIVIDADE PARLAMENTAR / Deputado Dr. Neidson participou de Audiência Pública sobre a criação de Reserva de Preservação Permanente Umirizal

Deputado Dr. Neidson participou de Audiência Pública sobre a criação de Reserva de Preservação Permanente Umirizal

Na manhã desta quinta-feira (18), no Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia, o Deputado Dr. Neidson de Barros (PMN), participou de uma audiência pública, a pauta desta reunião foram os grandes problemas enfrentados pelos moradores do Distrito do Abunã e região. Nesta Audiência estiveram presentes, o proponente da audiência Deputado Lazinho da Fetagro (PT), Deputado Jean de Oliveira (PSDB), Alex Redano (PRB), Ribamar Araújo (PR), o Secretário da Sedam, Coronel Vilson de Sales Machado, vereador Jacaré (PSDC), empresários e moradores do Abunã e região.

A criação desta reserva denominada Umirizal será de suma importância para a Região do Abunã, pois assim se manterá a conservação e preservação da vegetação que só existe naquela localidade do Estado, mas em contra partida o Governo precisa ser racional e lembrar que já possuímos várias reservas que apresentam problemas de atualização e de invasão. Segundo o Secretário da Sedam, Coronel Sales Machado, em 2000, estudos realizados em parceria entre o Governo do Estado e Meio ambiente, contatou-se que a referida área representa um bioma especial e único no estado, e por isso a necessidade de transformá-la em reserva de preservação permanente.

Diante da criação desta reserva os parlamentares se mostraram bastante preocupados com o desenrolar deste trabalho já que o impacto que geraram as usinas com os deslocamentos de inúmeras famílias e que ainda não foram ressarcidas ocasionam ainda transtornos e problemas não solucionados. O governo precisa ser racional e lembrar que Rondônia já possui várias reservas que apresentam problemas de atualização e de invasão, criar uma unidade onde já existe a ocupação de famílias que sobrevivem de suas terras e do extrativismo e que já sofrem com os impactos causados, o Poder Legislativo precisa cobrar mais seriedade no debate do assunto uma vez que se trata “rumo da vida de centenas de pessoas que já sofreram e podem sofrer ainda mais outra mudança radical e negativa”.

Dr. Neidson (PMN) salientou que a população não poderá pagar o preço por mais uma unidade de conservação e sugeriu que sejam paralisados de imediato todos os trâmites de criação da reserva. O parlamentar pleiteou que o tema seja discutido na Comissão de Meio Ambiente, da Assembleia, junto à comunidade, que é a parte mais interessada, afetada e que sabe a realidade da situação e suas necessidades.

Da ASCOM

Comentários do Facebook

Comentários

Leia também

Dr. Neidson destaca eventos em Guajará-Mirim e ações para pacientes crônicos

Parlamentar parabenizou Setur e anunciou audiência pública para debater instalação de centro de hemodiálise em ...

%d blogueiros gostam disto: