Home / GUAJARÁ-MIRIM / CAMINHADA EM GUAJARÁ NO DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

CAMINHADA EM GUAJARÁ NO DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

No último dia 18, comemorou-se  o 17º ano de mobilização do “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00.

O dia 18 de Maio, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e que já alcançou nesses 17 anos muitos municípios do nosso país.

A cada ano temos registrado uma adesão maior de municípios na mobilização em torno do “18 de Maio” por meio de caminhadas, audiências públicas, debates nas escolas, concurso de redação nas escolas, exibição de filmes e debates, realização de seminários e oficinas temáticas e de prevenção a violência sexual, panfletagem, criação de produtos de comunicação sobre a temática, campanhas nas rádios e entrevistas entre outros.

Em Guajará Mirim, o dia 18 também foi lembrando com destaque a preservação e zelo dos direitos as crianças e adolescentes. Por volta das 8h00 ouve uma caminhada entre alunos de várias escolas do município, pela avenida XV de Novembro, até a Prefeitura. Também houve a participação da Pastoral do Menor, que tem como uma de suas funções  sensibilizar os vários segmentos da sociedade, e esta como um todo, para posturas e ações efetivas em favor da defesa dos direitos das crianças e adolescentes em situação de risco, Conselho Tutelar, e todos os responsáveis pelos programas que funcionam na Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS). A secretária Lucila Socorro de Oliveira, juntamente com sua equipe, efetuaram a abertura do evento na última segunda-feira,  no pátio do Palácio Perola do Mamoré.

O vice prefeito Davino Serrath (PMN) e a primeira dama Alessandra Cortez Noronha, participaram da caminhada, com alunos e participantes. Muitas faixas foram exibidas carregadas pelo alunos, como forma de conscientizar a todos sobre esse problema.

Davino Serrath ao usar a palavra disse que “esse problema já esteve bem mais grave, mas devido a esse dia que é bastante lembrado e com uma legislação mais dura e que pune os acusados de cometerem crime dessa natureza, e as estatísticas,  mostram que os crimes vem diminuindo contra as crianças e adolescentes. E acrescentou: ” é dever e obrigação das  pessoas de bem também fazer sua parte; ao notar que alguma criança ou adolescente esta sendo vitima, é preciso denunciar no disque 100 ou através da Policia Militar:190.”

No encerramento a Semtas distribuiu aos alunos algumas canetas, lápis, régua, bonés, garrafinhas e outros, e  agradeceu a todos os presentes, inclusive aos parceiros, como 6º BIS e  Policia Militar.

Fonte: Assessoria de Comunicação da PMGM

Comentários do Facebook

Comentários

Leia também

ASDEFIG INICIA OS PREPARATIVOS PARA COMEMORAR O DIA NACIONAL DE LUTA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA / 21 DE SETEMBRO

Essa data é uma das mais importante no calendário de eventos da ASDEFIG, dia de ...

%d blogueiros gostam disto: