Home / ATIVIDADE PARLAMENTAR / Deputado Dr. Neidson e prefeito de Guajará-Mirim querem impulsionar a Cultura e o Turismo da Região

Deputado Dr. Neidson e prefeito de Guajará-Mirim querem impulsionar a Cultura e o Turismo da Região

Na tarde da última Segunda-feira (8), o Deputado Estadual Dr. Neidson (PMN) promoveu em seu gabinete da assembleia legislativa uma reunião entre o atual prefeito eleito de Guajará-Mirim, Cícero Noronha (DEM) e o Superintendente da Sejucel (Secretária de Juventude Cultura e Lazer), Rodnei Paes. A pauta da reunião foi buscar meios para a Prefeitura e o Governo trabalharem juntos com o objetivo de fomentar a Cultura de Guajará-Mirim e Região.

O Deputado Dr. Neidson vem sempre atuando em frente de buscar soluções para impulsionar o turismo e a cultura da região do Vale do Mamoré. No entender do deputado, o progresso de qualquer cidade não é medido apenas pela produção de riquezas, mas também e acima de tudo, pelo acesso e participação do conjunto da população na vida cultural da cidade, tal qual ocorre em Guajará-Mirim, por ocasião do Festival dos Bois-bumbás.
Uma das propostas do Governo apresentadas durante a reunião foi o compartilhamento da Gestão do bumbodramo, que agora também é um espaço espaço multi eventos da cidade. Atualmente a gestão cabe apenas ao estado, porém na gestão compartilhada tanto a prefeitura como o governo do estado passarão a ter direitos e responsabilidade sobre o espaço.

Rodnei Paes lembrou ainda dos dois centros culturais que estão sendo construídos ao lado do Estádio Municipal João Saldanha e a poucos metros da arena, para abrigar as agremiações dos bois bumbá flor do campo e malhadinho. Os barracões serão utilizados para armazenar alegorias, peças e figurinos dos bois além de ser aberto à visitação turística. A construção dos barracões vai contribuir para o desenvolvimento do município e poderá ser utilizado durante o ano inteiro para exposições e eventos culturais.

Vale ressaltar que o “Duelo na Fronteira” é uma das principais festas culturais do estado de Rondônia, e que atrai visitantes também de outros países. Para o festival, os bois confeccionam as alegorias e figurinos no meio da rua, ou em salas alugadas pela própria agremiação. Após o festival, parte das alegorias ficam abandonadas dentro do próprio Bumbódromo, hoje chamado de Espaço Multieventos. Até chegar às apresentações dos grupos folclóricos, as dificuldades são muitas, começando pela falta de um lugar adequado para produzir o que é usado pelos brincantes.

Vale lembrar ainda que o Deputado Dr. Neidson sempre esteve atuando em prol do Festival Folclórico e até já destinou emenda parlamentar no valor de R$ 200.000,00 (duzentos Mil Reais) aonde foi dividido entre as entidades culturais. A emenda foi de extrema importância para que estas instituições festivas pudessem se organizar e se estruturar em relação a métodos de operação em quesitos válidos no contexto da apuração da disputa do festival.

Mais recentemente também o Deputado Dr. Neidson interveio para que um projeto de Lei para impulsionar o Turismo de Guajará-Mirim e região fosse aprovada na Assembleia Legislativa autorizando o Governo do Estado a abrir Crédito Especial por Superavit Financeiro de até R$ 3.820,960,46. Essa media irá ser utilizada em obras de suma relevância para impulsionar o potencial turístico da região, entre essas elas estão: Os Dois Centro Culturais do festival de bois-bumbás – já citados, Um Pórtico na entrada da cidade de Guajará-Mirim e a Restauração da Estação de Trem do Distrito do Iata, sendo as duas últimas citadas indicações do Deputado Estadual Dr. Neidson (PMN) ao Governo do Estado.

O parlamentar lembrou ainda que no ano de 2016, foi aprovado o Projeto de Lei 323/16, de autoria dele e do Presidente da Assembleia Legislativa, que incluiu no calendário turístico do Estado o Festival Folclórico de Guajará-Mirim.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Da Redação da ASCOM

Comentários do Facebook

Comentários

Leia também

Dr. Neidson participa da entrega de materiais para apoiar projeto Bombeiro Mirim em Guajará-Mirim

Na manhã da última quarta-feira (12), o deputado Dr. Neidson (PMN) participou da solenidade realizada ...

%d blogueiros gostam disto: