Home / ATIVIDADE PARLAMENTAR / Dr. Neidson intervém e consegue que projeto de Lei para impulsionar o Turismo de Guajará seja aprovada

Dr. Neidson intervém e consegue que projeto de Lei para impulsionar o Turismo de Guajará seja aprovada

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia aprovou na tarde desta Terça-feira (25) o projeto de Lei que autoriza o Governo do Estado a abrir Crédito Especial por Superavit Financeiro de até R$ 3.820,960,46 esse montante irá ser alocados para as Secretárias de Agricultura (SEAGRI) e Turismo (SETUR). A medida irá ser utilizada em obras de suma relevância para impulsionar o potencial turístico da região do Vale do Mamoré, entre essas elas estão: Dois Centro Culturais do festival de bois-bumbás, Um Pórtico na entrada da cidade de Guajará-Mirim e a Restauração da Estação de Trem do Distrito do Iata, sendo as duas últimas citadas indicações do Deputado Estadual Dr. Neidson (PMN) ao Governo do Estado.

De acordo com o Deputado Dr. Neidson (PMN), a estrutura natural de Rondônia não está sendo aproveitada como deveria. “Quando for devidamente explorada, teremos uma grande fonte de recursos, que deverá fomentar o potencial turístico não só de Guajará-Mirim mas toda a região do Vale do Mamoré”, Destacou o parlamentar.

Ao defender o projeto, o parlamentar enfatizou que a estação do trem no distrito do Iata deverá funcionar como memorial da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, pois sua revitalização contribuirá para o aumento de turistas na região.

O Deputado lembrou ainda do respaldo constitucional, citando o artigo 184 que assim normatiza a questão: “O Estado apoiará e incentivará o turismo como atividade econômica, reconhecendo-o como forma de promoção e desenvolvimento social e cultural”.

O projeto aprovado complementa ainda recursos para a finalização de dois centros culturais destinados ao festival folclórico Duelo da Fronteira, também no município de Guajará Mirim. Os barracões estão sendo construídos ao lado do Estádio Municipal João Saldanha a poucos metros do bumbódromo, para abrigar as agremiações dos bois bumbás Flor do Campo e Malhadinho. E serão utilizados para armazenar e confeccionar as alegorias, peças e figurinos dos bois, além de ser aberto à visitação turística. A construção dos barracões vai contribuir para o desenvolvimento do município e poderá ser utilizado durante o ano inteiro para exposições e eventos culturais.

Pórtico
O deputado Estadual Dr. Neidson (PMN) também havia apresentado uma indicação parlamentar
requerendo do governo do Estado, por intermédio da Setur e do DER, a necessidade de construção de um pórtico na entrada da cidade de Guajará-Mirim. “A obra a ser construída, mudará todo aspecto visual do município, que recebe muitas pessoas diariamente. ”, complementou o Deputado.

O Pórtico deverá enaltecer ainda mais as belezas do município que é conhecido como a Peróla do Mamoré. Vale recordar também que a cidade de Guajará-Mirim já foi cenário para uma minissérie; Mad Maria (2005)  e uma novela da TV Globo; Duas Caras (2007) aonde a personagem interpretada pela atriz Marjorie Estiano chegou a trabalhar como funcionaria de um hotel selva.

Fonte:(ASDECOM)

Comentários do Facebook

Comentários

Leia também

Comissão discute regulação do SUS e situação de Guajará-Mirim na saúde

A Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social se reuniu na manhã desta terça feira ...

%d blogueiros gostam disto: