Home / GUAJARÁ-MIRIM / Secretaria de Meio Ambiente fiscaliza despejo de lixo na Serra dos Parecis

Secretaria de Meio Ambiente fiscaliza despejo de lixo na Serra dos Parecis

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) realizou uma vistoria técnica para fiscalizar denúncias de descarte de resíduos sólidos na Serra dos Pacaás Novos em Guajará-Mirim (RO). O órgão constatou na terça-feira (28) que o local, visitado diariamente por turistas, está poluído com acúmulo de embalagens de produtos em diversas partes.

Durante uma fiscalização na Serra dos Parecis, como é conhecido o local, a bióloga e atual secretária da pasta, Caroline Mitsutake, encontrou várias latas de cerveja, garrafas de água, embalagens de biscoitos e salgadinhos, vidro e borrachas jogadas no meio da vegetação.

Durante a inspeção técnicaforam encontrados resíduos deixados por turistas no solo, pedras, água e até em cima de árvores, fato que chamou a atenção da bióloga.

Avaliação

Ao G1, Caroline explicou que muitos desses resíduos são extremamente prejudiciais ao solo e a vegetação nativa, além da poluição visual e do mau cheiro. Segundo ela, a própria população usufrui do ecoturismo na região, mas precisa ter consciência de preservação e conservação.

“Um dos pontos negativos em relação ao quantitativo de lixo que encontrei na Serra é a ausência da conscientização dos turistas e da educação ambiental de quem passa por ali. O plástico, por exemplo, demorará 100 anos para sumir, uma garrafa pet chega até 400 anos e o vidro aproximadamente 4 mil anos poluindo a natureza, se pararmos para pensar é uma agressão muito grande ao meio ambiente”, disse a servidora.

Ainda segundo a bióloga, a Semma pretende desenvolver ações relativas à preservação e cuidado da Serra dos Parecis, como medidas mitigadoras voltadas à coleta seletiva e de conscientização da população.“Baseado na vistoria técnica, o primeiro passe é um mutirão de limpeza com os multiplicadores ambientais. Consequentemente e gradativamente teremos ações que envolvam os moradores na questão do cuidado da Serra e da importância de manter limpo esse ponto que é o mais lindo da nossa região”, finaliza.
Principal ponto turístico do município
A Serra dos Parecis é considerada o principal ponto turístico do município. Pela beleza e altura, o local é tido pelos turistas como ideal para fazer fotos, filmagens, acampamentos, passeios e visitações, além de ser propício para fotos românticas ou pedidos de namoros e casamentos.
De acordo com a Semma, anualmente milhares de turistas de diversas cidades do estado e também de outras regiões do Brasil passem pelo local, além de turistas de países da América do Sul e também de outros continentes.

O mutirão para limpar as áreas poluídas deve ser feito ainda nesta semana com participação dos acadêmicos do curso de Gestão Ambiental da Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir) que estão fazendo estágio no órgão.

Fonte:G1

Comentários do Facebook

Comentários

Leia também

SECRETÁRIA DA SEMTAS É DENUNCIADA AO MINISTÉRIO PÚBLICO E AO MINISTÉRIO DO TRABALHO

O site Portal Guajará, foi procurado por uma pessoa que alega estava prestando serviço a ...

%d blogueiros gostam disto: