Home / SAÚDE / Fhemeron desloca equipe para coleta de sangue e cadastro de medula óssea em Guajará-Mirim

Fhemeron desloca equipe para coleta de sangue e cadastro de medula óssea em Guajará-Mirim

O feriado de Sexta-Feira Santa será de plena atividade por parte da equipe técnica da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron), com a realização da campanha de coleta de sangue e cadastro de doadores de medula óssea no município de Guajará-Mirim. Os equipamentos estarão instalados na loja Rodão Motos, localizada na rua 15 de Novembro. A iniciativa é uma parceria entre o órgão e a Paróquia Nossa Senhora Aparecida e o doador terá a oportunidade de fazer a doação no horário de 08 às 17 horas desta sexta-feira.

A expectativa é que sejam atendidas mais de 150 pessoas. A doação é importante para garantir o estoque de sangue visando atender as eventuais emergências. O presidente da Fhemeron, Sid Orleans, estará acompanhando todo o trabalho em Guajará-Mirim e destacou o empenho da comunidade, principalmente da Paróquia Nossa Senhora Aparecida em somar com a ação de fazer o bem doando sangue a quem precisa. A parceria é resultado de diálogo com o padre Sebastian Vadakumpadan que tem percorrido várias igrejas do Estado levando mensagens de solidariedade. Também está prevista a participação de jovens adventistas que irão engajar neste ato de solidariedade.

Uma estrutura será instalada para atender com conforto os que fizerem a doação. “A campanha de doação de sangue, promovida em parceria com a Paróquia de Guajará-Mirim é uma ideia inédita e surpreendente que trará um retorno muito importante e significativo para a Fhemeron”, disse Sid Orleans enfatizando também a importância de outras parcerias que já fazem parte do calendário de atividades da Fhemeron.

Para se tornar um doador de sangue, é necessário que a pessoa apresente as seguintes características:

*Estar em boas condições de saúde;
*Tenha entre 16 e 69 anos; (jovens de 16 e 17 anos precisam de acompanhamento dos pais ou representante legal.);
*Pese mais de 50 quilos;
*Não esteja grávida ou amamentando;
*Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);
*Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
*Tenha doado sangue há mais de 60 dias (homem) ou 90 dias (mulher); Tenha dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
*Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Comentários do Facebook

Comentários

Leia também

Moradores do Bairro Jardim Esmeralda receberam atendimentos gratuitos durante ação social

Uma ação social realizada durante manhã e início de tarde deste sábado, 28, no bairro …

%d blogueiros gostam disto: